Com as eleições de outubro se aproximando, cada vez mais iniciativas surgem para auxiliar o cidadão no processo eleitoral atípico deste ano. Dessa vez, com o propósito de ajudar o eleitor a encontrar um candidato que melhor o representa, 15 organizações e movimentos da sociedade civil, entre eles o Livres, RenovaBR, Brasil21 e Acredito, se uniram para lançar o site #TemMeuVoto.com, uma plataforma apartidária que identificará os candidatos ou candidatas a deputado estadual, federal e senador mais interessantes para o eleitor. O lançamento oficial do website está marcado para o dia 10 de setembro.
“Renovação não é apenas de pessoas, mas de práticas”, diz o cientista político e porta-voz da iniciativa, Leandro Machado, ao Instituto Millenium. Segundo ele, o objetivo principal do programa é aproximar os representantes e representados, utilizando a tecnologia a favor da democracia. Para isso, as informações da plataforma são coletadas de sites oficiais do governo como o sistema DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), responsável pela divulgação de todos os candidatos registrados que concorrem às eleições no país este ano. Ouça a entrevista completa no player abaixo!
“Vivemos uma crise de representatividade. Algumas pessoas e forças tentam aproveitar esse momento para fragilizar ainda mais a democracia, mas foi justamente no sentido oposto que os grupos e organizações se reuniram para pensar o #TemMeuVoto. Através de pesquisas nacionais, entendemos que a principal dificuldade do eleitor é buscar informações sobre os candidatos do Legislativo. A partir dessas dores do cidadão que são nossas também, decidimos criar essa plataforma tecnológica que vai ajudar a aproximar os eleitores de seus candidatos sem nenhuma restrição. É o eleitor quem decide o voto, não somos nós. Nós só facilitamos a vida dos eleitores entregando informações em um só lugar para que possam fazer uma escolha mais fundamentada”, explica o coordenador da iniciativa.
Leia mais
Jornalismo, alma da democracia
Não há vacina contra os males das redes sociais
Alguns dos piores riscos que rondam o Brasil
Como funciona
No dia 17 de agosto – após o fim do prazo de registro e homologação de candidaturas, os candidatos serão convidados a navegar na plataforma e preencher sua minibiografia, apresentar duas propostas, redes sociais, sites de doações e responder aproximadamente cinco perguntas. Então, a partir do dia 10 de setembro, os eleitores poderão acessar diretamente o site e responder até sete perguntas sobre o que desejam para o Brasil. De acordo com as respostas, uma seleção de candidatos aparecerá na tela, chegando a dez finalistas e informações essenciais sobre cada um.
“Constatamos que é nessa reta final que os eleitores definem o voto para o Legislativo. Então, teremos mais de 20 dias com a plataforma funcionando e uma campanha no ar para a população entender que agora temos esse programa independente, e que poderá escolher o seu candidato livremente. Não precisa baixar nada, se registrar ou deixar dados pessoais. É uma plataforma ágil, fácil, que não ocupa espaço. Teremos 100% dos candidatos do Brasil registrados. A expectativa é facilitar a vida de milhões de eleitores do país nesse processo eleitoral que nos encontramos”, completa Leandro.