A crise econômica está reduzindo o poder de consumo da classe C, mas isso não quer dizer que a chamada nova classe média irá encolher mais do que as demais camadas sociais. É o que explica Dorival Mata-Machado, diretor da Ipsos Public Affairs – a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. “As pessoas vão perder poder de consumo sim e o ritmo de crescimento da classe C vai cair. Mas daí falar que elas têm mais chance de retroceder é um pouco complicado”, diz Mata-Machado, lembrando que a nova classe média tem espírito empreendedor e está atenta às mudanças políticas e econômicas. “A crise tem força de mudança na sociedade como um todo”. Autor da pesquisa “Cenários políticos e seu impacto na economia”, Mata-Machado diz que aumentou a percepção sobre a corrupção entre as pessoas da classe C e que elas atribuem à crise a problemas na política econômica. “Basicamente falando, a classe C está percebendo que o Brasil está no rumo errado”, conclui Mata-Machado. Ouça o podcast.
“A classe C percebe que o Brasil está no rumo errado”
Leia também
A Mão Não Tão Invisível do Mercado: Mercado do Vestuário
04/12/2024
*Demétrius Cabral Muito focamos nos mesmos exemplos de sempre ao explicar oferta e demanda. Fazendo com que sempre as palestras as quais assistimos...
Inovação no Contexto Econômico
27/11/2024
*PEDRO URSO A inovação é uma condição essencial na dinâmica da realidade contemporânea eafeta vários setores da economia. Em um país, a...
Uma máfia pouco debatida
20/11/2024
*Rafael Alvim Quando realizei o processo para tirar CNH, precisei fazer as 45 horas obrigatórias de aulas teóricas. No momento em que entrei na...
Áreas de Revitalização Compartilhada
13/11/2024
Policy Paper – Financiamento de Business Improvement Districts (BIDs) por meio de incentivos fiscais: um modelo à la Lei Rouanet para o IPTU...
No Comment! Be the first one.