A crise econômica está reduzindo o poder de consumo da classe C, mas isso não quer dizer que a chamada nova classe média irá encolher mais do que as demais camadas sociais. É o que explica Dorival Mata-Machado, diretor da Ipsos Public Affairs – a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. “As pessoas vão perder poder de consumo sim e o ritmo de crescimento da classe C vai cair. Mas daí falar que elas têm mais chance de retroceder é um pouco complicado”, diz Mata-Machado, lembrando que a nova classe média tem espírito empreendedor e está atenta às mudanças políticas e econômicas. “A crise tem força de mudança na sociedade como um todo”. Autor da pesquisa “Cenários políticos e seu impacto na economia”, Mata-Machado diz que aumentou a percepção sobre a corrupção entre as pessoas da classe C e que elas atribuem à crise a problemas na política econômica. “Basicamente falando, a classe C está percebendo que o Brasil está no rumo errado”, conclui Mata-Machado. Ouça o podcast.
“A classe C percebe que o Brasil está no rumo errado”
Leia também
Clusters Tecnológicos e a Sinergia Inovadora
12/11/2025
*Danton Moura Os clusters tecnológicos constituem, hoje, um dos fenômenos mais relevantes para decifrar as engrenagens da inovação, tanto em...
Segurança e liberdade: o dilema liberal na guerra do Estado de Direito contra o crime organizado
05/11/2025
A 49ª edição do Millenium Papers, escrita por Rafael Mendonça, discute um dos dilemas centrais das democracias contemporâneas: como garantir...
A amarra verbal
29/10/2025
*Heron Santos Todos já sentimos aquele calafrio antes de falar, comumente acompanhada pela breve pausa silenciosa em que calculamos o risco de...
Deus Ex Machina e o salto lógico das Humanidades
22/10/2025
*Rodrigo Schmidt Os universitários têm medo de perguntar. Temem a exposição e as possíveis consequências. Um dos valores mais fundamentais da...
Sem Comentários! Seja o primeiro.