Ser a “sombra” de um dos principais CEOs do país durante um dia inteiro de trabalho pode mudar a visão de muitos estudantes sobre suas escolhas de carreira e gestão. Há mais de dez anos, uma das maiores empresas de consultoria estratégica em capital humano, a Odgers Berndtson, oferece esta oportunidade com o programa “CEO por um dia” em países como Portugal, Alemanha, Polônia e, desde 2015 – em parceria com o jornal “O Estado de S. Paulo” e FGV -, também no Brasil.
“O programa busca encontrar os futuros líderes de uma nação. Para nós, é muito mais importante as competências e o comportamento de liderança do que uma graduação em si. A pessoa que tem um perfil de líder e potencial para ser um futuro CEO, será achado por nós”, esclarece o CEO da Odgers Berndtson, Luiz Wever, sobre os pontos essenciais da iniciativa. Para se inscrever, o estudante deve cursar o penúltimo ou último período de qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Neste ano, serão selecionados 23 jovens entre os 50 últimos candidatos e as inscrições estão abertas através do site do programa até 29 de junho. Ouça a entrevista abaixo com Luiz Wever!
Para conhecer bem a rotina de um presidente de uma companhia, alguns CEOs convidam o jovem estudante a acompanhá-los em sua corrida matinal ou a participar de uma conference call às quatro da manhã – tudo em função de absorver ao máximo essa oportunidade.
“Passar um dia ao lado de um CEO destas empresas é uma experiência disruptiva na formação de um jovem. Nas reuniões vividas por eles, acontecem experiências e oportunidades de vivenciar questões que muitos executivos já graduados nunca tiveram”, destaca Wever.
O programa seleciona empresas que sejam do interesse dos estudantes nos mais diferentes segmentos do mercado e não concorrentes entre si, e este ano conta com a participação de líderes de companhias como Twitter, Faber Castell, Rio Bravo Investimentos, Sodexo, Renault, entre outras. Na bate-papo com o Instituto Millenium, Wever menciona também a relevância desta troca de experiência para as instituições:
“É importante esse contato das empresas com gerações de potenciais líderes que estão surgindo para que entendam como o mercado está evoluindo e possam transformá-los em artigos importantes na organização. O CEO nesse momento toma contato de como estão sendo preparados esses profissionais que vão estar no mercado daqui a há seis meses, um ano. A evolução da formação desses jovens tem sido muito mais rápida do que há alguns anos, então, manter-se conectado à isso é muito importante para o futuro da empresa e seu futuro como gestor de pessoas também”.
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Ao final do programa, os participantes recebem um selo de participação para incorporar nos currículos que vem despertando a atenção das maiores companhias do país. E, até mesmo aqueles que não tenham participado do programa, são recomendados pela Odgers Berndtson, explica Wever:
“As empresas recebem a listagem dos últimos 50 cinquenta jovens aprovados e têm a liberdade de abordar e contratá-los para estágios ou coisas parecidas. Alguns jovens já começaram a abrir suas empresas nos anos anteriores e nós temos a honra de tê-los inseridos nesse grande mercado”.