Ação ocorrerá apenas na terça-feira (25), em um posto de Brasília e visa conscientizar a população a respeito da carga tributária
O litro da gasolina estará a venda por R$ 1,05 na próxima terça-feira (25) em um posto do Distrito Federal. O produto será comercializado sem os impostos cobrados que acabam sendo embutidos no preço que chega ao consumidor. A venda do litro de gasolina sem tributos vai ocorrer no posto Jarjour da 206 Norte, a partir das 6h. Cada veículo poderá abastecer até 30 litros e o pagamento terá de ser feito em dinheiro. Segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço da gasolina no DF, em alguns locais, chega a R$ 2,70 o litro.
A ação foi a forma que o Instituto Millenium, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do DF encontrou para chamar a atenção da opinião pública sobre a alta carga tributária no Brasil. Neste dia, a população poderá comprar gasolina sem o acréscimo dos tributos, que somam 53,03% do valor final do produto. Os impostos e contribuições serão pagos pelas entidades organizadoras da ação.
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que as pessoas que recebem até dois salários mínimos gastam a metade (aproximadamente 54%) do seu salário somente para pagar impostos embutidos. Já de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o número de dias trabalhados para pagar tributos aumentou mais de 34% entre os 1970 e 1990.
Outros estados
O lançamento nacional do Dia da Liberdade de Impostos no Rio de Janeiro ocorre amanhã (22), promovido pelo Instituto Millenium, em parceria com o projeto OrdemLivre.org. Outros estados, a exemplo do Distrito Federal, também promovem a ação na próxima terça-feira (25), como as capitais Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Em Vitória (ES), a venda de gasolina de tributos também será realizada amanhã.
No Comment! Be the first one.