Durante quatro eleições presidenciais o PT tentou elevar ao cargo máximo da República o pernambucano Lula da Silva. Por que só na quarta eleição conseguiu? Por que finalmente o ex-sindicalista foi considerado carismático, gênio da raça, “luz do mundo”? A resposta é simples: porque nas três eleições perdidas a propaganda do PT era fraquíssima. Só quando Duda Mendonça entrou em cena foi que as coisas mudaram. O eleitorado cativo de 30% foi ampliado e eleitores antes avessos ao discurso incendiário do líder sindical se rederam à barba aparada, ao terno Armani, ao discurso conciliador que nada tinha mais a ver com o prometido e nebuloso socialismo petista que, diga-se de passagem, nunca foi esclarecido.
Na propaganda da quarta eleição e, sobretudo, na manutenção do poder petista, o marqueteiro real colocou em prática alguns princípios que ilustrarei com uns poucos exemplos para melhor compreensão das técnicas empregadas.
1 – Simplificação ou inimigo único – É importante ter um símbolo e transformar o adversário em um único inimigo. Os símbolos tem se sucedido: Fome Zero, pré-sal, PAC. O adversário é a “elite”, apesar de Lula e companheiros serem hoje a elite do poder, econômica e política. Faz tempo que o PT largou o macacão e veste Armani. Mas para efeitos externos, elite é inimiga e coisa ruim; e o presidente da República, um pobre operário.
2 – Método de Contagio – Imprescindível reunir vários adversários numa só categoria. Por isso se fala na “oposição” que não deixa o coitado do Lula governar. A realidade mostra que não existe oposição para valer ao governo petista. Tudo está comprado, cooptado, dominado.
3 – Transposição – Carregar sobre os adversários os próprios erros e responder ataque por ataque faz parte da dominação, é importante. Assim, os outros são corruptos, imorais, inimigos da pátria. O PT é o único partido ético e sabe reagir ao menor esbarrão. Truculência é antiga lição aprendida em sindicatos e dá medo.
4 – Exagerar e Desfigurar – Quem já não ouviu que o impeachment de Lula da Silva, a defenestração de Sarney, a CPI da Petrobras põem em perigo a governabilidade? Mais uma mentira em que se acredita piamente
5 – Vulgarização – Pela boca de Lula o discurso é adaptado ao nível dos menos instruídos. O PT sabe que a capacidade receptiva da massa é limitada, que o povo tem grande facilidade em esquecer e um mínimo de esforço mental; que uma mentira repetida vira verdade e que quanto maior a mentira, mais o povo nela acredita.
6 – Orquestração – Repetir um numero reduzido de ideias é importante. Para isso se cria um bordão: “nunca antes nesse país”, que vem acompanhado das realizações que só Lula fez desde o descobrimento do Brasil, algo que converge sempre para o culto da personalidade do presidente,
7 – Renovação – Informações e argumentos devem seguir ritmo rápido de modo que, quando o adversário criticar, o público já está interessado em outro fato. Isso tem acontecido, inclusive, com a sucessão de escândalos de corrupção do governo, de tal forma vertiginosa que, quando surge um, o outro já está esquecido.
8 – Verossimilhança – Outro princípio que se baseia na construção de argumentos a partir de fontes diversas, através de informações fragmentárias. Exemplo: para ajudar o compañero e presidente do Paraguai, o bispo célebre por sua incontinência sexual, Lula da Silva romperá o Tratado de Itaipu onerando mais ainda os brasileiros pelo uso da eletricidade. Nesse caso, Celso Amorim justifica o injustificável com um malabarismo verbal ao dizer que o Tratado restringe a comercialização de energia a “entes” dos dois países – Eletrobrás e Ande – “mas não diz que é cada um em seu país”. Estranhas explicações também foram dadas nos casos da Bolívia, Venezuela e Argentina, quando interesses do Brasil foram sacrificados em nome do projeto de poder de Lula da Silva na América Latina.
9 – Silenciação – As questões para as quais não se tem argumentos devem ser encobertas e dissimuladas com a ajuda dos meios de comunicação. Exemplo: enquanto pessoas morrem em corredores de hospitais, Lula da Silva diz diante de câmaras e microfones que a Saúde brasileira está perto da perfeição.
10 – Transfusão – É necessário criar um complexo de ódios que possam arraigar-se em atitudes primitivas. Lula e seu governo têm, com êxito, estimulado o ódio de negros contra brancos, de pobres contra ricos. A culpa de tudo é dos “brancos de olhos azuis”.
11 – Unanimidade – Muitos devem ser convencidos de que pensam como todo mundo, de modo a criar a falsa impressão de unanimidade. Isso é visto claramente nas pesquisas de opinião, quando Lula da Silva aparece com altos índices de aprovação.
Estes “Princípios de dominação pela Propaganda”, publicados em 24/06/2009 no Ex-Blog de Cesar Maia, não foram elaborados por Duda Mendonça ou qualquer outro marqueteiro do PT, mas por Joseph Goebbels, chefe de propaganda de Hitler. E se na adiantada Alemanha o Holocausto foi aceito com naturalidade, por que Mahmoud Ahmadinejad, que prega a destruição de Israel e nega o Holocausto, não pode ser recebido de braços abertos por Lula da Silva, tão afeito aos déspotas mundiais? Como dizia Boris Casoy: “Tá tudo dominado”.
Ainda bem que este iluminado e messiânico Instituto Milênio não é levado a sério, nem sequer é muito lido…é um verdadeiro instrumento de propaganda nazista dos tucanalhas…hehehe…seus famosíssimos “especialistas” (de porra nenhuma) que o PIG (Organizações Gloebels, FSP, Estadão, (in)Veja, IstonãoÉverdade, etc) adora apresentar ao povo como “opinião pública”, não têm a mínima credibilidade…hahaha…cortem os pulsos, cambada de delinquentes endinheirados…o povo já está vacinado contra suas mentiras e seus interesses mesquinhos, egoístas e preconceituosos…
Suicidem-se, pois vcs não enganam mais ninguém…o povo sabe que os interesses de vcs são contrários aos dele…a corrupção, desde Cabral, passando por Sarney, Collor e FHC, é velha conhecida de todos…só agora, quando são dadas migalhas ao povo, pelo Presidente Lula, vcs, insatisfeitos em perderem essas migalhas (querem tudo, como lobos famintos), resolveram escancarar a caixa de pandora dessa republiqueta subdemocrática, construída por vcs mesmos, nesses 509 anos de Brasil…o povo sabe disso…vcs acham que não, mas o povo sabe…
Eu, mesmo ex-partidário do PT, vou votar pela continuidade deste governo [(Dilma x Lula(vice) 2010], só porque eu já tenho a convicção de que a mídia golpista vai continuar a investigá-lo ferozmente, como nunca fez em governos anteriores e, assim, saberemos um pouco mais como funciona (desde Cabral) a gatunagem da elite tupiniquim…se o Zé Pedágio vencesse (acho impossível) o PIG esconderia todas as mazelas tucanas, como faz com os governos mesquinhos do RS (caixa 2, Detran-RS, morte Lago Paranoá, etc) e de SP (Caso Alston, Abril, merenda escolar, livros sensuais, buraco do metrô, etc, etc, etc)…No Congresso Nacional, trezentas CPIs…na Assembleia Paulista, nenhuma…na Assembleia Gaúcha, nenhuma…
Vcs querem mais o quê?
Vão catar coquinhos, cambada de sem-vergonhas!!!
Se eu fosse vcs, corruptos de lindos e sensuais olhos azuis(ou seriam olhos verdes sensuais-“OVS”?), eu daria um fim ligeirinho no Daniel Dantas, antes que ele bote tudo a perder, quando estiver pressionado na Justiça (de primeira instância, já que lá no alto ele manda)…como vcs tucanalhas estão enlameados até a pleura com ele, o OVS, pode ser que respingue alguma laminha em vcs…
Mas Deus proverá!
O comentário do Sr. Gerson Alves de Souza é muito interessante e ilustrativo.
No começo, é engraçado ver um sujeito incapaz de notar que um instituto promotor de ideias liberais não poderia ser partidário do “tucanato” (muito menos comparado com o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães). Depois, é triste perceber que isso é em parte retrato da ótica limitada da opinião pública, que de tão pobre enxerga PT e PSDB como dois polos opostos ao invés de duas variações sobre o mesmo tema.
Mas prefiro olhar o mundo com olhos mais otimistas: o pouco que há de capitalismo e democracia por estas terras faz com que até semianalfabetos raivosos e ignorantes possam ter acesso a computadores e internet, e possam exercer sua liberdade de opinião. O que não seria verdade se o mundo fosse do jeito que querem pessoas como esse sujeito.
algumas considerações:
Sra. Maria Lucia,
Ótimo texto, demonstra direitinho como o luLLismo opera na área da propaganda. Só ficou faltando as estratégias do Franklinstein Martins que tb são cópias puras do nazismo….
Sr. Gerson,
EX-partidário do PT????????? será??? mas continuas sendo um PETRALHA!!
Sr. Accioly,
Ótimo comentário!! Realmente a democracia + capitalismo facilitam (infelizmente?!) o acesso desses imbecis……..
Realmente, João Acioly, eles (PT e PSDB) são objeto e imagem no espelho da subdemocracia brasileira…entretanto, desafio vc a extrair uma confirmação disso publicamente, dessa “dotora” ou de qualquer outro “especialista” deste site Instituto Milênio…
Alea jacta est!
“Mas prefiro olhar o mundo com olhos mais otimistas: o pouco que há de capitalismo e democracia por estas terras faz com que até semianalfabetos raivosos e ignorantes possam ter acesso a computadores e internet, e possam exercer sua liberdade de opinião. O que não seria verdade se o mundo fosse do jeito que querem pessoas como esse sujeito.”
Mas, se vc, um dileto intectual da elite, deseja isso para nós, da ralé que matou Cristo, imagine o que não deseja seu compatriota e lídimo representante da casta, o Sr Bornhausen?
Estaríamos fritos…nós da gentalha ignara…porém, o Presidente Lula tem jogado as migalhas que caem de suas mesas para nós da ralé, o que, FELIZMENTE, tem nos permitido VER e ENXERGAR os rabos de palha dessa elite mesquinha, egoísta, preconceituosa e HIPÓCRITA…
Infelizmente o Brasil é povoado tambem por pessoas pobres até de espírito como o Snr.Gerson Alves. Imagine ser tão pobre que se satisfaz com migalhas caídas da mesa de um lula da vida cujo rabo de palha já ultrapassou as fronteiras brasileiras. O problema é q quem ñ come tem carencia de vitamina A e além de ficar cego tbem fica com o cérebro atrofiado, perde o raciocínio, a lucidez e passa a acreditar no barbudo mais mentiroso do Brasil.Garanto q com essa crise de varizes cerebrais, ele vai votar no Partido do Tranbique.
O comentário do Sr. Gerson Alves de Souza é muito interessante e ilustrativo.[2]
rsrs
Concordo com a maior parte dos argumentos da autora e poderia acrescentar que o Sr Gerson faz uma crítica de cunho ideológico agressivo, que não se comprova pela qualidade apresentada pelo governo Lula.Vamos aos fatos(e contra fatos não há argumentos):Onde estão as Reformas(Tributária,Fiscal,Política etc)para redução do Custo-Brasil,a corrupção dos “companheiros” e o “chefe” nunca sabe de nada,o aumento desenfreado dos cargos e ministérios com a consequente “contribuição” para o PT e gasto público,a tentativa anti-democrática para censura através da “Lei de Imprensa”,o apoio a governos ditatorias(Cuba,Líbia etc),”É chique o Brasil emprestar ao FMI”,como Lula disse,e as enormes carências da Saúde,Educação,Estradas brasileiras…ahh isso é intriga da oposição afinal Lula dá a “migalha” do Bolsa-Família.Não sou eleitor do PT ou PSDB,mas gostaria que houvesse verdadeiramente democracia no Brasil com uma direita forte para ocorrer o equilíbrio de forças.Apesar de ser minoria,quero estar bem com a minha consciência no momento da morte e ter contribuído com o melhor para o Brasil.Parabéns pelo lúcido e contundente artigo da autora !
O interessante nessa análise é que podemos verificar que a oposição ao atual governo utiliza esses mesmos métodos descritos no texto. A credibilidade e imparcialidade da autora não ficariam comprometidos se a análise fosse ampliada numa comparação dos métodos utilizados pelos dois extremos da política brasileira atual…mas a autora parece mais voltada a apenas fazer o papel descrito no item 4 – “Exagerar e Desfigurar”.