O ensino do empreendedorismo nas escolas já é uma realidade graças ao convênio pioneiro entre Sebrae/RJ e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Pelo termo de cooperação, o Sebrae/RJ capacitará professores, permitindo acesso de aproximadamente cinco mil alunos à educação empreendedora em dois anos.
Iniciado em 2017, o programa de fomento ao empreendedorismo, por meio da formação escolar e demais atividades de capacitação, resultou na implantação do ensino de empreendedorismo em 37 escolas de horário integral da rede estadual, selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) em 25 municípios, com 2.596 alunos capacitados no 1º ano do Ensino Médio.
Veja mais:
Iniciativa promove aulas de inglês com moradoras de rua dos EUA
App conta clássicos da literatura para o público juvenil
De presidente de multinacional a empreendedor
Neste ano, serão mais 44, totalizando 81 escolas. Além de desenvolver o programa, o Sebrae disponibilizou todo o material de apoio e viabilizou a participação de 100 diretores escolares no Seminário Empretec, que utiliza metodologia do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para identificar, estimular e desenvolver o comportamento empreendedor.
A inserção do empreendedorismo no sistema educacional propiciará aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas vidas e de negócios. A iniciativa da Seeduc é pioneira e já está sendo vista como referência nacional.
As temáticas principais dos cursos referem-se a características empreendedoras; criatividade e inovação; identificação de oportunidades; formas de empreender; avaliação de perfil e ideias de negócios. Ainda fazem parte do conteúdo noções sobre o mundo do trabalho; administração do tempo; comunicação e trabalho em equipe.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”