Visando potencializar a geração de empregos e oportunidades, promovendo o desenvolvimento social e econômico, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 20, o Negócio Pop (Programa Popular Produtivo), cujo objetivo é garantir acesso desburocratizado ao crédito com pagamento facilitado e qualificação empreendedora.
Para viabilizar a iniciativa, inédito no país, um outro programa também foi lançado hoje pelo prefeito ACM Neto, no Terminal Marítimo, no Comércio: o Agente de Empreendedorismo, criado pelo Parque Social, instituição sem fins lucrativos, que se insere nesse contexto concebendo a tecnologia e como entidade cogestora de todo o processo.
As duas iniciativas irão funcionar conjuntamente da seguinte forma: os agentes de empreendedorismo serão estagiários de administração e economia capacitados pelo Parque Social e que ficarão espalhados em todos os cantos da cidade para, sob a orientação de especialistas nas áreas de finanças e gestão, ajudarem na viabilização do acesso ao crédito previsto no Negócio Pop; além disso, eles vão promover a qualificação dos beneficiados para que esse dinheiro de fato gere dividendos positivos para todos os envolvidos. A Prefeitura espera viabilizar a liberação de R$300 milhões em microcrédito em um prazo de três anos.
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“Estou diariamente nas ruas de Salvador e confirmamos que parte da população está vivendo na informalidade. A ideia é ofertar crédito fácil e rápido a essas pessoas. E, mais importante ainda, oferecer capacitação a essas pessoas.
Com isso, estaremos fazendo uma mudança cultural na cidade, que é levar o empreendedorismo para a vida de milhares de pessoas. Vamos disseminar entre os mais pobres a cultura do empreendedorismo através desse programa, que é inédito em todo o país”, declarou ACM Neto.
Inúmeras atividades formais e informais poderão ser beneficiadas com a liberação e capacitação para utilizar bem o crédito de até R$15 mil por empreendedor, a exemplo do vendedor ambulante, da doceira, da moça da quentinha, do pipoqueiro, do feirante, da proprietária de salão de beleza, do cidadão que possuí um pequeno bar ou restaurante e até carrinho de lanche.
“Este programa surge no contexto de grandes transformações da atividade econômica, em meio à crise que atinge o país com escassez de emprego, baixa da produção e dificuldade de acesso ao crédito e à capacitação.
Com isso, novas formas de atuação se fazem necessárias para desenvolver a economia e gerar emprego e renda na cidade”, disse a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, presente ao evento, ao lado de representantes das outras entidades parceiras da Prefeitura no Negócio Pop.
O gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, também estava no lançamento e explicou como a instituição vai atuar. “Vamos ofertar 100 oficinas e 120 palestras. A ideia é capacitar os potenciais empresários e microempreendedores individuais, ofertando capacitações adequadas ao público alvo, com base nas necessidades diagnosticadas”, esclareceu.
Parceiros
Além do Sebrae, a Prefeitura conta com outros parceiros importantes como o Banco do Nordeste (BNB), que irá assegurar os empréstimos dentro do Crediamigo – maior programa de microcrédito produtivo da América do Sul, voltado para empreendedores formais ou informais.
Além disso, o Negócio POP integra o eixo Inclusão Econômica do programa Salvador 360, tendo a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e o envolvimento da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).
Como vai funcionar
O programa tem dois principais pilares de atuação apontados como essenciais pelos trabalhadores: a capacitação e orientação para atuação em negócios e a concessão de microcrédito desburocratizado e com juros baixos.
A concessão do crédito será feita através da parceria com o BNB. Segundo a instituição, a média de empréstimo novo para o pequeno empreendedor no mercado informal de Salvador é de R$1.000.
O limite para quem deseja ter acesso ao microcrédito pela primeira vez é de R$6 mil, que pode evoluir para R$15 mil à medida em que novas operações forem sendo solicitadas e realizadas. Cerca de 30 mil pequenos empreendedores deverão ser beneficiados. O microcrédito é liberado para grupos de no mínimo quatro pessoas, de forma solidária.
A partir das informações dos agentes de empreendedorismo, representantes do próprio banco verificam o tipo de negócio praticado antes da liberação dos recursos, que acontece de forma rápida. Para englobar o maior número de atuais e possíveis empreendedores, o Negócio POP terá atuação capilarizada em diversos pontos da cidade, principalmente onde já existem agentes de crédito do BNB e maior número de empreendimentos.
Agentes
Com metodologia construída e execução feita através do Parque Social, e capacitações a serem realizadas em parceria com o Sebrae, o Agente de Empreendedorismo será conduzido por uma equipe gestora formada por coordenador, subcoordenador, orientadores de campo e os próprios agentes de empreendedorismo.
O papel do Agente de Empreendedorismo será de mobilizar, engajar e prospectar parceiros na comunidade, estimulando a cultura do empreendedorismo. Além disso, vai identificar e apoiar empreendedores reais e potenciais no desenvolvimento do seu negócio, no acesso ao crédito e na qualificação através de capacitações.
Inicialmente, serão formados 90 agentes, selecionados entre estudantes universitários que estejam matriculados do 2º ao 6º semestre no período noturno dos cursos de Administração ou Economia e que residam, preferencialmente, na comunidade onde irá atuar. Com previsão para ser realizado em outubro próximo, o processo de seleção dos agentes, que vai começar em outubro, envolve inscrição, atestado da instituição de ensino para comprovação do curso e entrevista. O período de estágio é de um ano.
A atuação desses agentes ocorrerá nas dez unidades das Prefeituras-Bairro, na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e em 79 escolas municipais, por já serem considerados espaços consolidados, ou seja, bastante utilizados pelos cidadãos. Além disso, nas escolas municipais estão concentradas essencialmente o público-alvo: mães de alunos, que também são empreendedoras. O funcionamento do programa foi dividido em três ciclos que duram um ano cada, com seis fases.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”