A Black Friday, que este ano ocorrerá no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, é uma data cada vez mais popular e aguardada pelos brasileiros que não abrem mão de um bom desconto na hora das compras. Para entender melhor sobre as expectativas e importância da data, o Millenium entrevistou o co-fundador e CEO da e-thinkers, Thiago Santos. Ouça o podcast!
O grande diferencial da Black Friday 2020 para as anteriores é o crescimento extraordinário do e-commerce este ano, como conta o CEO da e-thinkers. Com um crescimento de 85% só no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, o faturamento deste ano já superou em 100% o de 2019.
“Obviamente, a gente sabe que parte desse crescimento se deu por causa de um comportamento diferente e obrigatório, por causa dos lockdowns dos consumidores, mas com certeza isso vai deixar um legado importante para o e-commerce”, explicou.
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Thiago acredita que o crescimento do e-commerce pode ser a salvação do varejo nesta Black Friday, levando em consideração a diminuição do volume de vendas nos pontos físicos de quase 80%, em decorrência da quarentena imposta pela pandemia.
“Estima-se atingir em 2020 11% do total do varejo nacional e esse era um número que era projetado só para 2025, por exemplo. Então, um ano realmente fora da curva para o e-commerce. Infelizmente, por conta de uma pandemia, mas felizmente o mercado pode reagir aí de uma maneira positiva e dar conta do recado de segurar um pouco o varejo”, contou.
Com esses números tão expressivos, a Black Friday, que ao lado do Natal é hoje a principal data para o e-commerce nacional, pode alavancar ainda mais os números já tão positivos? Para Thiago, sim, “De maneira geral está estimando um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, considerando a Black Friday”, pontuou.
Esse aumento estaria relacionado a novos consumidores, “Estamos quase em 8 milhões de novos compradores no e-commerce. Essa transformação no comportamento do consumidor reverberou nesse crescimento e vai deixar isso ainda mais latente na Black Friday, onde é uma venda de oportunidade”, completou.
Os atrasados precisam correr
O CEO da e-thinkers fala que mesmo para quem ainda não utiliza as plataformas digitais ainda está em tempo de começar e aproveitar a data, mas é preciso acelerar.
“Para quem ainda não tem um e-commerce o tempo tá escasso, então, é legal se movimentar logo na primeira semana de novembro. Tem muitas soluções de mercado que vão conseguir ajudar no preparo da loja até o final de novembro”, explicou.
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Para quem já está inserido no meio digital, a dica é sobre captação de leads e antecipação da comunicação. “Faça um planejamento antecipado de captação de consumidores, de leads, de interessados na sua Black Friday. Então, é super importante esse tipo de estratégia de antecipação, não necessariamente de antecipar as promoções, mas de antecipar a comunicação, de começar a gerar base para se comunicar no momento oportuno de Black Friday”, ensinou.
Thiago finaliza lembrando que o investimento feito agora retorna na recompra: “tem uma oportunidade grande de pós-venda. Tem muitos novos consumidores no e-commerce. Se vocês conseguem dar uma boa experiência de compra nesse período, a chance de retenção é muito maior. A chance de um cliente que vai consumir um produto seu pela primeira vez e vai voltar a consumir por ter tido uma boa experiência, ela aumenta, isso potencializa o seu investimento agora”, completou.
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