Uma reportagem do jornal “O Globo” de domingo (21), apontou que um em cada quatro bolsistas abandona o Programa Universidade para Todos (ProUni), segundo balanço divulgado pelo MEC. De 2005 até o primeiro semestre de 2011, 893.102 estudantes de baixa renda foram contemplados no Brasil. Desses alunos, 229.068 deixaram o programa do governo. A maioria abriu mão da bolsa, mas continuou estudando. 102.506 alunos desistiram do ensino superior, o que equivale a 11,5% do total de alunos beneficiados pelo programa: uma “evasão história”.
Segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), a evasão no conjunto do ensino superior privado atingiu 17,9% em 2009, não levando em conta eventuais transferências de estudantes para universidades públicas.
O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, afirma que a principal causa da evasão das instituições particulares é o despreparo dos estudantes de classe C e D que cursaram o ensino médio na rede pública. Rodrigo falou ao “Globo”: “esse aluno ingressa, faz um baita esforço, mas não consegue acompanhar o curso. Hoje a gente disputa muito mais a atenção do aluno do que a captação (…) As instituições estão tendo que fazer nivelamento.”
Fonte: O Globo, 21/08/2011
Leia mais no site do Instituto Millenium, leia a entrevista de Paulo Blikstein: “O Brasil precisa de um consenso sobre o que quer na Educação”
No Comment! Be the first one.