Um em cada três brasileiros que vivem em cidades com mais de 15 mil habitantes, 32,6%, já foi vítima em algum momento da vida de um crime, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Justiça.
O estudo, realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), diz que 21% dos entrevistados sofreu algum delito nos 12 meses anteriores à entrevista. E só 20% das vítimas registraram a ocorrência na polícia.
O perfil mais comum das vítimas de crimes são os membros das classes mais altas, os que têm mais escolaridade e os mais jovens, de acordo com a pesquisa.
A classe A, de maior renda, registrou a taxa mais alta de crimes sofridos, 33,45% disseram já ter sido vítima de algum furto, roubo, agressão ou estupro.
Os delitos mais frequentes são agressões e ameaças, com 14,3%, furto, 9,8%; e fraude, 9,2%, apontou o estudo. Em 38,3% dos casos o crime ocorreu dentro da casa das vítimas, ou na rua em que mora (33,3%).
O relatório também observa que o temor de ser vítima de uma agressão sexual atinge 52,4% das mulheres e 21,8% dos homens, medo que persiste entre os mais jovens, já que 43% sentem a mesma coisa.
Por cidades, Macapá, no norte do país, é a cidade onde a pesquisa observou um maior número de vítimas de crimes, onde 47,1% afirmou ter já sofrido algum na vida, seguida de Belém (41,1%), Rio Branco (31,9%), Fortaleza (31,5%) e Natal (31%).
Fonte: Época
No Comment! Be the first one.