O sociólogo Demétrio Magnoli e a historiadora Elaine Barbosa lançaram ontem, dia 20, no Rio de Janeiro, o livro “Liberdade versus igualdade” (Record, 2011).
Em um bate-papo com um auditório lotado na livraria da Travessa do Shopping Leblon, os autores discutiram o livro que aborda os principais eventos compreendidos entre 1914 e 1945, período que classificam como “catástrofe única”, sob a ótica do conflito entre o liberalismo e o socialismo. Para Demétrio e Elaine, estas duas correntes políticas serviram de grande motivação para uma série de eventos neste período.
O segundo volume da obra, que analisará o período de 1946 a 2001, será lançado no ano que vem.
Fonte: O Globo
Recomendo a todos a leitura do livro. Fascinante do começo ao fim.
Como posso adquirir a obra Liberdade x Igualdade, morando no Rio Grande do Sul?
O magnolli falando de liberdade, igualdade, democracia, etc, deve ser uma piada.
Quando tele tiver a capacidade de assumir sua posição política, poderemos aceitar algum dos seus escritos.
Angelo,
você, que é leitor assíduo da mídia de aluguel do petismo, como Carta Capital, Nassif, e outras tantas pérolas iluminadas, não errou de página, não?
Nas páginas citadas é que você encontra afinidades com sua peculiar forma de encarar a democracia, a igualade e, sobretudo, a liberdade. Aqui você vai se sentir um tanto quanto sozinho.
Concordo com o Angelo.Demetrio Magnoli é uma farsa quando diz em liberdade de expressão.O próprio se sente irritado quando começa ser questionado.
Valeu,Angelo
O socialismo do século XX não era mais aquele libertário do século XIX, mas uma força opressiva, massificadora, oclocrata, fundido à ideia do nacionalismo e equivalente, na prática, ao seu irmão extremista: o fascismo.
Os dois desempenharam o mesmo papel na história do século passado, jogados no lixo, respectivamente, em 1945 e 1989, certamente as datas mais decisivas para se entender a atualidade.