O presidente Nicolás Maduro anunciou, na noite deste domingo, em cadeia de rádio e televisão, que aguarda apenas a aprovação, pela Assembleia Nacional, da lei que autorize a criação de um marco regulatório que limite as margens de lucro de empresários e comerciantes, em todos os setores econômicos.
Ele garantiu que irá propor também ajustar as penas para os empresários que recebam dólares e especulem com os preços de venda ao público.
– Atualmente, as penas são multas. Mas estas pessoas devem ir presas, ser julgadas. Imporemos a pena máxima possível aos delitos de usura e a especulação da burguesia – afirmou Maduro.
Razões políticas
Ele comentou o ocorrido na loja Daka de Naguanagua, na manhã de sábado, e disse que um grupo se infiltrou para causar tumulto. Maduro também criticou os veículos de comunicação que se referiram ao episódio como saque.
– Quem é o saqueador? O que vende o televisor de 3 mil bolívares a 50 mil bolívares? Ou o que sai para comprar a preços justos em uma loja sob intervenção do Estado?
Maduro assegurou que no país “não há razões econômicas” para os fenômenos de escassez e aumento de preços que se têm na economia real.
– Não é por falta de divisas, a principal razão é política – disse o presidente venezuelano.
Fonte: O Globo
No Comment! Be the first one.