Os usuários do Facebook, Instagram e WhatsApp foram, recentemente, surpreendidos com a instabilidade das redes sociais que durou mais de 7 horas. O fato, que prejudicou principalmente quem utiliza as ferramentas como fonte de renda por meio de comercialização de seus conteúdos ou produtos, serviu de alerta e mostrou a necessidade de ter um plano B para ser colocado em prática caso esse tipo de situação aconteça novamente.
O head de Marketing da Lastlink, plataforma que permite que infoprodutores monetizem seus conteúdos, Lucas Lanzoni, relembra o ditado popular que fala sobre “não colocar todos os ovos numa mesma cesta”, e chama a atenção para a importância de não depender de uma única plataforma para apoiar todas as estratégias de um negócio. Ouça o podcast!
“Você fica sujeito a interferes dessa ferramenta. Se ela sai do ar ou desativa algum recurso que você usa recorrentemente, ou se você depende de algum formato específico, ela nem sempre vai levar em consideração nas atualizações. Acho que o alerta que fica, mais do que a instabilidade, que felizmente foi corrigida, é justamente construir uma estratégia muito mais embasada em diferentes plataformas e formatos, diversificando a entrega de conteúdo ou produto”, destacou.
Produzir conteúdo digital para diferentes plataformas é urgente e fundamental para ampliar e facilitar o acesso do público, além de promover um melhor desenvolvimento do negócio. Como exemplo, Lucas Lanzoni comenta que um podcast que tem como foco principal o Spotify, pode facilmente também estar disponível em um grupo fechado do Instagram ou Telegram, com conteúdo exclusivo, áudios, ou até mesmo trechos de entrevistas.
Os diferentes formatos também auxiliam na construção das comunidades virtuais, possibilitando uma maior aproximação com o público e dando abertura para o diálogo. “Acho que é olhar para esse nível de engajamento da sua audiência, clientes e seguidores, e pensar em como construir pontos de interação em diferentes etapas, para que você não dependa de uma única forma de contato com eles”, comentou.
Leia também
Uso da Inteligência Artificial já é possível no mundo corporativo! Entenda.
Dependência de redes sociais prejudica micro e pequenas empresas
O mercado de infoprodutos está cada vez mais aquecido. Com as pessoas passando mais tempo em casa, principalmente devido à pandemia, houve um aumento da busca por cursos online, entretenimento e streaming.
Para Lucas Lanzoni, um dos grandes desafios para quem trabalha com produção de conteúdo digital, além de buscar a diversificação, é conseguir encontrar formas de transmitir seu conhecimento de um modo diferenciado dos demais.
“Estamos falando de um mercado super recente, que está em crescimento exponencial. Eu acho que a oportunidade é justamente essa, pois as pessoas estão muito mais abertas, têm buscado conteúdos relevantes e estão dispostas a pagar por isso”, explicou.
Para quem deseja dicas sobre como empreender usando a internet, Lucas Lanzoni adianta que o pensamento deve ir muito além da produção de conteúdo em si, pois “o principal ponto é entender mais esse cliente, saber o que ele está buscando, em que momento ele está, onde e por que ele se conecta com seu conteúdo. A segunda fase é pensar na viabilidade disso, qual plataforma será utilizada e quais serão os formatos”.
De acordo com o especialista, a parte voltada para estratégias e precificação acontece já no final do planejamento . “O último passo é entender, dentro desse cenário, que existem empresas que podem ajudar nessa jornada, na monetização e na viabilidade desse conteúdo. Empresas como a Lastlink, por exemplo, ajudam os criadores a monetizar o conteúdo, automatizando processos e ajudando na construção desse modelo de negócio”, concluiu.
A criação de conteúdo para internet tem tomado caminhos cada vez mais mais promissores, por isso, para empreender produzindo conteúdos relevantes, aprofundados e com credibilidade é preciso buscar conhecimento e entender que a diversificação é a chave para o sucesso.
Clube Millenium
O Clube Millenium é uma plataforma exclusiva para assinantes, que disponibiliza artigos, aulas magnas, podcasts e webinários, atualizados mensalmente. Outro diferencial é o curso “Aspectos Introdutórios da Economia: Um curso para provocar debate e ideias novas”, produzido pelo Instituto Millenium. Todo esse conteúdo pode ser acessado por apenas R$9,90, por mês. Não perca essa oportunidade e assine agora mesmo!