Provavelmente, você se deparou com a notícia de que o Banco Central promoveu o maior choque de juros dos últimos 20 anos. E, por mais que termos como juros e inflação, sejam popularmente conhecidos, entender de forma clara o que de fato eles significam e qual a relação entre os dois, ainda é um desafio para muitos.
Em linhas gerais, a taxa de juros pode ser considerada uma ferramenta para controlar a inflação, que aumenta quando o dinheiro é desvalorizado. O economista Roberto Troster esclarece em sua Aula Magna exclusiva para o Instituto Millenium, que o sistema como um todo acaba perdendo quando a inflação sobe e, por isso, é necessário estabilizar os preços.
“Em um cenário de estabilidade, os preços ficam estáveis; em um cenário de instabilidade e de ameaça de inflação, os mais fortes começam a subir os preços altos e quem mais ganha é o governo”, explicou.
+O que significa a variação da taxa Selic?
O economista também sinaliza que o governo acaba sendo favorecido duplamente, uma vez que ganha com o aumento da inflação e com a arrecadação. “Quando os preços sobem rapidamente, a arrecadação sobe rapidamente e ele tem mais espaço para gastar. Só que no longo prazo esse aumento da arrecadação do governo significa mais custos para nós”, afirmou.
Quer entender melhor? Então assista na íntegra a Aula Magna “Como funciona a inflação”, ministrada pelo economista Roberto Troster.