Há pouco mais de um mês, o Brasil todo foi impactado de alguma forma pela final do Big Brother Brasil. Talvez não seja óbvio, mas o BBB e a política brasileira (PB) têm muito em comum, como define a cientista política, Priscila Pereira Pinto, nessa edição especial do Millenium Explica. Assista ao vídeo!
“Nos dois casos os participantes são pré-selecionados por possuírem algumas características específicas, como o carisma ou o bom humor”, disse.
Outro ponto em comum é a forma como acompanhamos tudo o que fazem tanto os candidatos a cargos políticos, quanto os participantes do BBB, durante um período determinado do ano, para escolher os nossos favoritos na hora de votar.
A grande diferença está no resultado das votações. “No BBB votamos com a emoção porque mesmo que o vencedor não seja o nosso preferido, a verdade é que isso não afeta nossa vida depois que acaba o programa. Já na política, se votamos com emoção e o nosso preferido não ganha, temos consequências por pelo menos quatro anos”, explicou.
A próxima eleição está chegando, e você não precisa esperar a propaganda eleitoral para pensar nos candidatos que pretende votar. Acompanhe desde já as páginas dos partidos, dos deputados, senadores e até mesmo de pessoas que você sabe que pretendem se candidatar em 2022. Observe como eles se posicionam em assuntos importantes, e se suas propostas são possíveis e ajudam a melhorar o país.
Aqui no Instituto Millenium temos diversos projetos que te ajudam nesse processo, como o Millenium Fiscaliza; a Página da Cidadania; os estudos do Millenium Analisa; vídeos como esse, do Millenium Explica; e também o Clube Millenium, com conteúdos super exclusivos e analíticos, que servem como um verdadeiro treinamento sobre política econômica brasileira.
No dia da eleição vote com a razão e em quem trabalha pelo Brasil. As paixões deixamos para o BBB e outros programas de entretenimento.