Por conta do alto número de franquias presentes no país, não é difícil que as pessoas fiquem em dúvida sobre onde investir quando pensam em empreender. Afinal, o que vale mais a pena: criar um negócio próprio ou se tornar franqueado de uma rede?
Foi pensando nessa questão que a Feira do Empreendedor SP 2018, que acontece de 7 a 10 de abril, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, lançou um novo espaço.
O evento é completamente gratuito. Faça a sua inscrição aqui.
Este ano, pela primeira vez, o maior evento de empreendedorismo do país vai contar com o “Tá na Dúvida?”, um estande que apresentará aos visitantes experiências, informações e debates sobre aspectos referentes à abertura de uma franquia ou ao início de um empreendimento com modelo de negócio definido por ele mesmo.
Segundo Maisa Blumenfeld, consultora do Sebrae-SP e responsável pelo espaço, o estande foi estruturado com base no perfil de cada empreendedor. “Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que nos procuram. E o que a gente diz é que não existe certo e errado. Existe pesquisa, autoconhecimento e identificação. A proposta é que o empreendedor descubra qual é o seu perfil no espaço”, diz.
O espaço funcionará de maneira simples: em um primeiro momento, todos os visitantes assistem a vídeos e palestras que apresentam os dois modelos de negócio. Após as apresentações, respondem a uma série de perguntas. De acordo com as respostas, são encaminhados para dois espaços diferentes.
Leia também:
Érica Gorga: “Investimento em ‘campeãs invisíveis’
Gustavo Franco: “27 milhões de empreendedores”
Ubiratan Iorio: “No Brasil, empreender e gerar empregos legalmente é tarefa para heróis”
Aqueles cujas respostas mostram que há interesse em seguir um modelo já implantado pelo franqueador serão direcionados para o espaço #minhafranquia, montado em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Lá, participarão de debates sobre os seguintes temas: abertura de uma franquia, taxas, royalties, circular de oferta de franquia e contrato.
Já quem pensa em desenvolver uma ideia própria, será encaminhado para o espaço #minhaideia, onde o visitante terá acessos a orientações para validar sua ideia. Além disso, os consultores do Sebrae-SP apresentarão metodologias de modelagem de negócios. Os painéis têm duração de uma hora e a expectativa é que três mil pessoas passem no espaço ao longo dos quatro dias.
Abaixo, a consultora dá dicas para quem sonha em empreender, mas ainda não sabe em qual modelo investir seu tempo e dinheiro.
Confira:
1. Descubra o seu perfil
“Não existe certo e errado, existe autoconhecimento”, diz Maisa. Para a consultora, é importante que a pessoa analise minunciosamente seu perfil empreendedor, pois são dois modelos diferentes. Por exemplo, é comum que as pessoas interessadas em investir num negócio próprio busquem mais liberdade. “Quem quer um negócio com a sua cara e o seu jeito deve buscar esse modelo.”
No caso dos franquias, são empresários interessados em modelos prontos e testados, que já são referência no mercado. “É legal para quem acha ok seguir regras e não vê problemas em acompanhar uma estratégia traçada.”
2. Quanto mais alinhado, melhor
Para a consultora do Sebrae-SP, os dois modelos são oportunidades interessantes para quem pensa em empreender. “Tem muita coisa boa nos dois modelos.” Além disso, Maisa diz que definir o perfil o quanto antes também é importante para o mercado – porque, desta forma, a chance de sucesso é maior. “Não adianta uma franqueadora trabalhar com quem não se dá bem em um modelo já estruturado. Não é interessante para ninguém.”
3. Faça essas perguntas
Você está disposto a ter um negócio padronizado por terceiros? Não vê problemas em participar de um processo de seleção para abrir um negócio? Como empresário, acha interessante ter fornecedores definidos? Para Maisa, se o empreendedor está de acordo com essas questões, talvez o modelo de franquia seja uma alternativa interessante. “É a possibilidade de fazer uma reflexão. Esse é o grande objetivo do espaço.”
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”