Da ideia de unir a moda com a sustentabilidade e a valorização da produção local surgiu, em 2010, a Lokalwear. A marca oferece ao público feminino uma nova forma de usar acessórios, inspirados nas manifestações culturais que nos rodeiam diariamente. O Instituto Millenium conheceu a história dessa empresa inovadora, que soube aproveitar as oportunidades do Brasil para crescer e ganhar espaço no segmento. Assista!
A Lokalwear foi fundada em 2010, quando sua idealizadora e diretora de criação, Bruna Seve Patkó, residia em Budapeste, na Hungria. Na ocasião, a empresária percebeu que embora o país possuísse uma cultura muito rica, ela não era devidamente valorizada pela moda. Três anos depois, a empresa mudou-se para o Brasil com a intenção de continuar aqui o trabalho, com o apoio de artesãos locais na produção de suas coleções.
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“Nossa missão é traduzir elementos culturais para moda, criando acessórios com um apelo contemporâneo, design de ponta e matérias-primas inovadoras, mas que valorizassem o local tanto na mão de obra, na inspiração e na comunicação de onde esse produto é feito”, explica. Uma das maiores estrelas da última coleção da Lokalwear é o capim colonião, uma planta muito abundante no Brasil, que se transforma em brincos, pulseiras e outros acessórios.
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A marca sempre explorou o comércio online, mas ano passado resolveu dar um importante passo ao inaugurar a primeira loja física, mesmo diante do período conturbado que passava o país. No entanto, segundo a empreendedora, a instabilidade na economia acabou abrindo novas portas para alguns empresários:
“Com esse período de transformação econômica que passamos no Brasil, a bolha imobiliária estourou e começaram a aparecer oportunidades para novos negócios e marcas pequenas viabilizarem a possibilidade de ter um espaço físico”.