Pesquisa coordenada pelo professor Fernando Meirelles, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), revela um desejo cada vez mais comum entre os jovens brasileiros. De acordo com o estudo, 80% dos entrevistados esperam se tornar empreendedores dentro de 10 anos.
Segundo Meirelles, o crescimento do interesse pelo empreendedorismo é reflexo da mudança de mentalidade das novas gerações. “No passado, as pessoas tinham a ambição de continuar trabalhando na mesma empresa durante toda a vida. O jovem de hoje em dia não tem mais esse sonho”, opina.
Outro fator que contribuiu para o resultado da pesquisa se refere à visibilidade de casos de sucesso que costumam atrair o público jovem. “Todo mundo quer ser o novo Steve Jobs”, ironiza Meirelles.
Apesar do interesse dos jovens, o professor lembra que há uma grande diferença entre o desejo de empreender e se tornar, de fato, um empreendedor. Embora cresça no país a quantidade de pessoas que querem ser donas do próprio negócio, a burocracia continua sendo um entrave. “O custo indireto é grande. Você precisa de certidão disso e daquilo e de diferentes carimbos cartoriais”, explica Fernando Meirelles.
Mas, apesar das dificuldades, a opção fascina porque não há limites de atuação para um empreendedor. “Você pode empreender na agricultura ou em uma padaria”, diz Meirelles.
No Comment! Be the first one.