Os municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé, tradicionais exportadores de petróleo, localizados no Rio de Janeiro, registraram queda na participação do Produto Interno Bruto (PIB), entre 2008 e 2009, quando estourou a crise financeira global, iniciada com a quebra do banco Lehman Brothers, nos EUA.
Campos dos Goytacazes foi a cidade que mais perdeu participação no PIB. A contribuição do município do norte fluminense caiu de 1%, em 2008, para 0,6% em 2009. Macaé teve queda de 0,4% para 0,2%. A economia do Espírito Santo, baseada na exportação de minério de ferro, reduziu sua fatia no PIB de 0,8% para 0,6%. A expectativa é que o desempenho econômico das cidades médias volte a crescer em 2012.
O economista Ranulfo Vidigal, mestre em Políticas Públicas de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita que a recuperação da cidade de Campos teve início em 2009. “O ano de 2009 foi o auge da crise americana e o barril do petróleo teve queda de 31%. Mas Campos de manteve bem colocado, inclusive no setor da indústria, ficando a frente de cidades importantes como Betim e Guarulhos.
Fonte: O Globo
No Comment! Be the first one.