Neste podcast, o economista e especialista do Instituto Millenium analisa o modelo do Programa de Concessões adotado pelo governo federal para rodovias. Baseado nos processos de leilões e concessões que já ocorreram, Raul Velloso aponta os principais problemas do modelo e explica que a má aplicação do programa no Brasil atrai concessionárias despreparadas que não cumprem os termos dos contratos, o que leva a sucessivas renegociações e disputas que prejudicam todo o processo.
Velloso explica que isto ocorre devido à precariedade na condução do que chama de “ritual dos leilões” e critica o fato de que, no Brasil, o processo funciona de acordo com o menor preço em detrimento da qualificação técnica. “Não adianta conceder, é preciso conceder da maneira correta”, afirma. O economista destaca, ainda, a baixa taxa de retorno que afastaria os investidores mais preparados. “O bom serviço tem seu preço”, diz, e reforça a importância do modelo de concessões.
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Quem quer se arriscar em construir estradas de pouco movimento?
Creio que o interesse por cobrança de pedágio seja anti-econômico.