O Prêmio RBS de educação – para entender o mundo é uma das principais iniciativas do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho a fim de contribuir de maneira efetiva na melhoria da qualidade da educação básica no país. Lançado em 2013, tem o objetivo de valorizar o trabalho de professores e cidadãos e de disseminar práticas educativas de sucesso nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Em seu segundo ano, o prêmio destacará projetos de professores de todas as disciplinas e educadores em geral (como gestores, bibliotecários, etc.), desde que atuem na educação básica. Para concorrer, os interessados devem elaborar um relato que tenha como tema as práticas de ensino de leitura.
A nova categoria Jovens Protagonistas irá financiar propostas de projetos que devem executados no ano seguinte à premiação. Podem participar estudantes de 14 a 24 anos, vinculados a uma instituição pública ou privada da educação básica.
A educação começa no berço. Com pais analfabetos, ou semi-analfabetos, sem condições de dar exemplo aos filhos de amor aos livros, como incentivar as crianças ao hábito da leitura?