A principal função econômica do mercado de valores mobiliários (securities) é facilitar o financiamento privado da atividade empresarial, por meio da transformação de poupança em investimento. Ele serve como uma conexão mais direta entre agentes econômicos e aqueles que necessitam de recursos para desenvolver determinada atividade de produção de bens ou serviços.
O funcionamento eficiente desse sistema depende de múltiplos fatores, e nesta 10ª edição do Millenium Papers, Regulação de ofertas no mercado de capitais, os autores João Accioly, Uinie Caminha e André Pitta dão destaque à relevância da estrutura jurídica e regulatória. Tem-se em foco a existência de fenômenos como a existência perniciosa de regras que dificultam o acesso a mercados, impedindo investidores e empresas de estabelecerem relações privadas mutuamente vantajosas, e às vezes a falta de regras que deem segurança aos agentes de que seus direitos e obrigações serão respeitados em caso de litígio.
Se você ficou curioso para entender como isso afeta a Economia e – consequentemente – a sua vida, clique e leia o artigo!