2019 foi intenso para quem acompanha o cenário político e econômico brasileiro. Um período de reformas e discussões sobre mudanças de paradigmas até então existentes no país. Ao longo desses doze meses, o Instituto Millenium se preocupou em abordar os temas em pauta na discussão pública, sempre conectando nossos leitores com grandes especialistas, para tirar dúvidas e esclarecer sobre assuntos importantes para a nossa sociedade. Foram quase 100 podcasts publicados ao longo do ano.
Para encerrar 2019, o Imil dá início a uma série de retrospectiva com os temas que bombaram neste período. Relembre agora os podcasts mais escutados!
1º lugar – O que o Brasil precisa aprender com Ayn Rand
O título de podcast mais acessado ficou com o empresário Roberto Rachewsky, sobre a história de Ayn Rand, criadora do objetivismo. Ele comentou a vida e o legado de Rand – que testemunhou a Revolução Bolchevique e partiu para um país que considerava um modelo ideal de liberdade: os Estados Unidos. Lá, se consagrou como romancista, dramaturga, roteirista e filósofa americana. Ouça!
“Em “A revolta de Atlas”, Rand apresenta de forma romanceada o objetivismo. Essa filosofia trata a razão como o único absoluto do homem. É a forma que o ser humano tem para conhecer a realidade e lidar com as coisas do universo que o cerca”, relembra.
2º lugar – “O sistema S aumenta o custo do trabalho formal”
A segunda entrevista mais ouvida foi com o economista Samuel Pessôa, sobre a necessidade de ajustes com relação ao Sistema S. Pessôa explicou como essa contribuição afeta o mercado de trabalho brasileiro e por que o debate não deve ser deixado de lado neste momento de ajustes das contas públicas. Relembre:
3º lugar – “Excluir os militares da reforma da Previdência é um equívoco”
Outro assunto que fez sucesso entre os leitores do Millenium foi a inclusão dos militares na reforma da Previdência. Na época, entrevistamos o economista Paulo Tafner, um dos maiores especialistas brasileiros no tema. Tafner admitiu que a profissão militar tem as suas particularidades e demanda regras específicas, mas deixou claro que isso não quer dizer que sejam permitidos privilégios no sistema previdenciário. Ouça a entrevista!
4º lugar – A reforma ataca desigualdades e melhora o ambiente econômico
A necessidade de uma reforma previdenciária, aliás, dominou mesmo boa parte das discussões no país este ano. O quarto podcast mais ouvido de 2019 foi com o economista José Márcio Camargo, que analisou como o projeto poderia reduzir a desigualdade.
5º lugar – A reforma da Previdência acaba com o seguro-desemprego?
A quinta entrevista mais ouvida também foi com José Márcio Camargo, desta vez, desmentindo uma fake news: a informação de que o projeto de reforma previdenciária poderia acabar com o seguro-desemprego. Saiba mais!
6º lugar – Uma reforma liberal na educação
No sexto lugar, aparece o Doutor em educação, João Batista Oliveira. No começo deste ano, em entrevista ao Imil, o especialista traçou os desafios que o novo ministro da Educação teria pela frente. Ele ressaltou que, assim como na economia, os princípios liberais também podem ser aplicados no setor educacional.
7º lugar – “Sem a reforma da Previdência, qualquer solução será paliativa”
A situação dos estados brasileiros, com graves problemas para gerir suas contas, também aparece no ranking de podcasts mais acessados de 2019. Em entrevista exclusiva, o economista Raul Velloso explicou a real situação dos entes da federação, ressaltando, mais uma vez, o impacto da reforma da Previdência para a economia estadual.
8º lugar – A rigidez orçamentária brasileira
Os assuntos econômicos estão entre os mais procurados pelos leitores do Instituto Millenium. No oitavo ligar, aparece o economista Alexandre Schwartsman, falando sobre o grave problema da rigidez do Orçamento brasileiro. Ele reforçou a importância de conter os gastos obrigatórios da União e a consequência dessa enorme despesa, que acaba sendo paga pelos brasileiros, através de altas taxas de impostos.
9º lugar – Entrada na OCDE é um selo de qualidade e dá credibilidade ao país
O nono lugar da lista ficou com o ex-embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa, que falou sobre a possibilidade de entrada do Brasil na OCDE. O especialista explicou o que é esta organização e quais seriam os benefícios para o país ao ingressar neste seleto grupo. Relembre no player abaixo:
10º lugar – Educação de qualidade para o Brasil chegar ao século XXI
Encerrando a lista, Claudia Costin, uma das maiores especialistas em educação do mundo, fala sobre as mudanças necessárias para melhorar a Educação brasileira. Especialização do ensino e formação dos professores estão entre os pontos destacados pela Doutora em Administração Pública.