Este estudo foi elaborado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional, em parceria com Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces). O estudo é o resultado de um ano da iniciativa para análise econômico-financeira de projetos de sustentabilidade, realizada no âmbito do Programa Emerging Market Multinationals Network for Sustainability (EMM), iniciativa com 250 líderes de empresas multinacionais, com sede ou que operam em economias emergentes, para melhorar os padrões de sustentabilidade no mercado.
Essa iniciativa foi chamada de “ROI Sustentabilidade” em alusão ao termo financeiro ROI – Return on investment. O objetivo da iniciativa ROI é mensurar o retorno econômico-financeiro de projetos de sustentabilidade em empresas. Como resultado, a iniciativa espera:
- Auxiliar as empresas participantes a identificar e simular o retorno de determinados aspectos da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, criar um ambiente propício à troca de aprendizados e experiências entre essas empresas;
- Criar um ambiente de diálogo sobre o tema finanças e sustentabilidade, contribuindo para a integração e o engajamento de diferentes áreas das empresas participantes;
- Oferecer elementos para que os tomadores de decisão possam mensurar os retornos de projetos e/ou ações de sustentabilidade, implantadas ou potenciais; e
- Contribuir com as iniciativas da rede EMM para transformar desafios de sustentabilidade em soluções de negócios bem sucedidas.
Para atender ao objetivo geral do trabalho, foram desenvolvidos onze estudos de casos em sete empresas participantes instaladas no Brasil, sendo que três empresas realizaram mais de um estudo de caso. Os casos referem-se à: AES Brasil, Grupo Boticário, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Construtora Norberto Odebrecht, Siemens Healthcare, Fundação Siemens, Adidas Brasil, CPFL Energia e Votorantim Cimentos.
A publicação pode ser conferida aqui.
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