Martin Seligman virá ao Brasil em 20 e 21 de outubro, a convite de Patrícia Carlos de Andrade – Presidente do Instituto Millenium e mestranda em Psicologia Positiva na Universidade da Pensilvânia.
Desde a década de 90 um novo campo de estudo surgiu e tem conquistado resultados impressionantes, nas universidades, na educação, em instituições de modo geral. O fato de que ainda é muito pouco conhecido no Brasil é uma grande oportunidade para gerar impacto de mídia, numa apresentação do campo para a academia e para o grande público. Trata-se da psicologia positiva — ao mesmo tempo, campo de estudo e pesquisa científicos, movimento acadêmico e cultural e proposta de equilíbrio da própria psicologia tradicional.
Martin Seligman percebeu que além do papel de curar doenças, de levar as pessoas de um ponto negativo – curando psicopatias e estados psicológicos negativos – para um ponto neutro, a psicologia também teria importante contribuição a dar para o desenvolvimento pessoal, o bem-estar, o florescimento humano e a busca de realizações e sentido. Baseado em fatos que mostravam que o crescimento da riqueza no mundo avançado afetou muito pouco o bem-estar da população e nos números crescentes relativos a doenças psicológicas, principalmente depressão, em pessoas cada vez mais novas, sua mensagem foi capaz de atrair pessoas que isoladamente já pesquisam o papel de forças e virtudes, de emoções positivas, do engajamento em atividades com significado etc. na conquista do bem estar, da realização e da felicidade. Hoje há cursos de psicologia positiva em universidades tradicionais americanas, como a Universidade da Pensilvânia e Harvard, com muitos professores e estudantes de doutorado pesquisando neste campo.
Um dos campos em que a psicologia positiva tem tido influência e de onde tem atraído muitos pesquisadores e consultores é o das instituições e corporações. A universidade da Pensilvânia tem vendido programas baseados nas pesquisas de Seligman, com ele à frente do treinamento das pessoas, como o treinamento de resiliência para o exército, o que será seguido pelo restante das forças armadas americanas; e a educação positiva, vendido para uma escola tradicional australiana e que tem se espalhado por toda a Austrália e está chegando ao Reino Unido.
Valores para inscrição:
R$ 130,00 para inscrições individuais
R$ 100,00 para associados APPAL – ABPS – FBTC – Instituto Millenium e para grupos acima de 8 pessoas
Dados para o pagamento:
Banco Itaú
Agência: 0393 c/c 89478-7
CNPJ: 12.990.199/0001-21
Enviar comprovante de depósito para: contato@appal-online.org
Local:
Centro de Convenções Sul América
Av. Paulo de Frontin, nº. 1 – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro
Para realizar o cadastro, clique aqui e preencha o formulário.
Fiz minha inscrição e pagamento meu e de minha amiga Renata Arrepia e não recebi comprovação para nossa participação no evento.
Como devo proceder?
Obrigada