De olho em greves, manifestações e ações criminosas, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) inaugura nesta segunda-feira no Rio um moderno escritório regional para monitorar possíveis ameaças à segurança da Copa do Mundo. A Abin atuará na execução de ações de inteligência, juntamente com outras agências brasileiras e internacionais. Cerca de 35 instituições devem trabalhar no escritório. A capital fluminense sediará sete jogos, incluindo a partida final, todos no Maracanã.
O escritório atuará em sincronia com os centros coordenados pelos ministérios da Justiça e da Defesa. Além de servidores da Abin, o local contará com agentes de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.
O objetivo da Abin é identificar e monitorar todas as ameaças, incluindo problemas no trânsito que possam atrapalhar o andamento dos jogos.
Os analistas estarão atentos às situações que tragam risco à integridade física dos espectadores, das delegações ou dos habitantes da cidade, além de danos à infraestrutura ou mesmo de interrupção de serviços públicos essenciais.
A Abin vem atuando no credenciamento de pessoas envolvidas nos grandes eventos. Para a Copa do Mundo vem sendo feita pesquisa dos nomes de profissionais e voluntários que trabalharão durante o campeonato mundial de futebol, em especial nos estádios. A Abin trabalha com a expectativa de receber cerca de 500 mil pedidos de credenciamento até o início da Copa.
Fonte: O Globo
No Comment! Be the first one.