Transformar a sala de aula em um espaço aberto à discussão de valores como liberdade, democracia, Estado de Direito e economia de mercado. Este é o objetivo do projeto “Imil na sala de aula“, que já está na quarta edição e é resultado da parceria entre instituições de ensino superior, públicas e privadas, com o Instituto Millenium, uma entidade sem fins lucrativos.
O projeto promove encontros entre especialistas que fazem parte da rede do Instituto Millenium e alunos de cursos de graduação. Cada professor deve propor um tema que será discutido em sala de aula. Depois disso, os alunos desenvolverão resenhas que serão publicadas no site do Imil.
O doutor em geografia humana, Demétrio Magnoli, participa da quarta edição do projeto, falando sobre “A responsabilidade de Proteger e Direitos Humanos nas Relações Internacionais”. A palestra acontece no dia 22 de novembro, terça-feira, no Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais (Ibmec – Rio de Janeiro). Magnoli convida os jovens universitários a refletir sobre catástrofes humanas, como o genocídio em Luanda e o massacre de muçulmanos bósnios na cidade de Srebrenica durante a guerra na antiga Iugoslávia.
As palestras são exclusivas para os alunos das universidades que solicitaram a parceria ao Instituto Millenium, mas o conteúdo das aulas pode ser acessado no site do Imil http://www.imil.org.br/imil-na-sala-de-aula. Para solicitar a palestra de um especialista do Instituto Millenium na sua universidade, entre em contato com a coordenadora do evento Aline Paes através do email alinefpaes@gmail.com. A adesão é gratuita.
Seja você também um embaixador do Imil na Sala de Aula!
Fonte: Globo Universidade (21/011/2011)