Com mais de 784 mil Microempreendedores Individuais, Minas Gerais representa 12% do total de formalizados no Brasil (Fonte: Receita Federal/até 21/4/2018).
Para orientar os empreendedores que querem se formalizar ou aqueles que já são MEI e buscam melhorar a gestão do seu negócio, o Sebrae promove, em todo o país, a Semana do Microempreendedor Individual, de 14 a 19 de maio. Inscrições e informações: www.semanadomeimg.com.br .
A novidade desta edição é o “Esquenta Digital”, realizado no dia 9 de maio. O evento é uma antecipação do que irá acontecer na Semana do MEI. Neste dia serão promovidos webinars, palestras online com a participação de especialistas em pequenos negócios. Serão seis transmissões de meia em meia hora, a partir das 10h até as 17h. As inscrições devem ser feitas no site do evento.
Veja também:
Sem fiador? Sem problemas! Conheça o QuintoAndar
27 milhões de empreendedores
Investimento em ‘campeãs invisíveis’
Já na Semana do MEI (14 a 19 de maio), em Minas Gerais, as atividades à distância serão oferecidas pelas mídias sociais e site do Sebrae Minas.
No dia 14 de abril também serão transmitidos quatro webinars, porém com maior tempo de duração (1h30), em que os empreendedores além de assistir poderão fazer suas perguntas ao vivo sobre: obrigações do MEI, benefícios previdenciários, educação financeira e crédito para formalizados e responsabilidade técnica (CREA). Os webinars acontecem a partir das 9h30 e terminam às 18h.
De 15 a 18 de maio, serão realizadas transmissões ao vivo pelo Facebook Live do Sebrae Minas sobre: organização das finanças, utilização da internet, atitudes que podem diferenciar o seu negócio e planejamento do tempo. Os empreendedores também poderão ter acesso, nos dias 15 e 17 de maio, às transmissões do Facebook Live do Sebrae Nacional sobre previdência para o MEI e educação financeira.
Durante toda a Semana do MEI, pelo site do Sebrae Minas, os MEI poderão participar do “Fale com o Especialistas”, consultorias online pelo chat, com analistas que irão esclarecer dúvidas sobre: empreendedorismo, mercado, finanças e legislação.
+ “Startup transforma lixo em artigos de moda”
Além disso, em mais de 170 cidades do interior do estado e em Belo Horizonte haverá uma programação especial, com orientações gerenciais presenciais gratuitas, incluindo: palestras, oficinas, consultorias e atendimentos individuais. Os MEI terão acesso a todas as informações sobre a Declaração Anual Simplificada (DASN) referente ao ano/calendário 2017, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Eles também poderão regularizar o envio da DASN de anos anteriores.
Para quem ainda não é MEI, também haverá atendimento personalizado para tirar dúvidas e para promover formalizações gratuitas no próprio local. Para isso, basta que os interessados levem a documentação de consulta prévia do estabelecimento realizada na prefeitura (autorização para registrar a empresa no local desejado), além de documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda (caso não tenha feito, será necessário apresentar o título de eleitor).
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”