REVISTA VOTO – PORTO ALEGRE
A Revista VOTO promoveu ontem o Seminário “Liberdade e Democracia no Século XXI – Um Desafio de Todos”, no Salão de Atos da da UFRGS, em Porto Alegre. Em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com patrocínio da Souza Cruz e da Celulose Riograndense, o evento reuniu representantes das áreas política, social, jornalística e empresarial para debater temas fundamentais aos princípios básicos da democracia, como as liberdades de expressão, de imprensa, individuais e coletivas, bem como o direito de propriedade.
O seminário contou com a presença da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), do vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, do presidente do DCE da universidade, Renan Pretto, do presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamacchia e do diretor da Souza Cruz Dimar Frozza, entre outras autoridades.
A palestra de abertura do seminário foi realizada por Marcelo Hallake, advogado radicado em Nova York e co-fundador da Brazil Foundation. Presidente do Comitê Interamericano da OAB de Nova York, Hallake falou sobre a liberdade de imprensa nos Estados Unidos. O advogado afirmou que, no Brasil, deveria haver mais liberdade para a mídia para o fortalecimento da democracia.
Na sequência, ocorreu o primeiro painel, “Democracia e Liberdade de expressão – Desafio de Todos”, no qual os debatedores enfatizaram a importância da liberdade de imprensa e da livre circulação de informações na internet. Participaram da discussão os jornalistas Renato Martins, diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes, e Ricardo Stefanelli, diretor de redação do jornal Zero Hora e representante da Associação Nacional de Jornais (ANJ), do advogado Marco Antônio Bezerra Campos e do deputado Beto Albuquerque (PSB), além do presidente do Instituto Millenium, Paulo Uebel, mediador do debate.
A segunda palestra do seminário foi comandada por Marcos Troyjo, diplomata, economista, sociólogo e autor dos livros Tecnologia & Diplomacia; Manifesto da Diplomacia Empresarial e Nação-Comerciante – Poder e Prosperidade no Século XXI. Troyjo abordou a liberdade de expressão nas novas mídias. Sustentou que o grande desafio do novo século é tirar proveito das novas tecnologias, mas ao mesmo tempo evitar a propagação de conceitos ruins como pedofilia e racismo.
O painel 2, “Um Olhar sobre o Estado Democrático de Direito”, contou com a participação do presidente da Celulose Rio Grandense, Walter Lídio Nunes, do cientista político André Marenco e do jornalista Oziris Marins, na função de mediador.
O papel da imprensa nos dias de hoje foi o tema da última palestra do seminário, proferida pelo correspondente do jornal Le Monde no Brasil, Jean-Pierre Langellier. O último painel do encontro discutiu as ameaças à liberdade de imprensa e às liberdades individuais e coletivas, contando com a participação dos jornalistas Políbio Braga e Stefan Ligocki (mediador), do filósofo e professor da UFRGS Denis Rosenfield, do desembargador federal Thompson Flores e do economista e professor da UFRGS Stefano Florissi.
Leia a cobertura completa do seminário na edição de julho da VOTO.
Matéria no site Beto Albuquerque.
No Comment! Be the first one.