Quem tem um negócio sabe melhor do que ninguém como qualquer economia pode fazer uma diferença tremenda no fechamento do orçamento no fim do mês. De lápis, canetas e folha sulfites até grandes maquinários, é papel da empresa realizar a pesquisa desses produtos em busca do melhor preço. Mas isso toma tempo – e muitos empresários acabam gastando mais por viverem rotinas atribuladas.
Foi de olho nisso que as empreendedoras Monica Granzo e Mary Albuquerque tiveram a ideia de montar um negócio especializado nesse tipo de pesquisa. Mais do que isso, desenvolveram uma plataforma online que automatiza esse complicado processo. Em 2014, Monica fundou a startup Smarkets. No último ano, atendeu 37 clientes, entre eles empresas como XP Investimentos, Unimed e o Grupo Kroton Educacional.
Segundo Mary, sócia de Monica e CSO da Smarkets, a empresa se especializou em soluções de compras, atuando fortemente com compras colaborativas. O processo é simples: a startup reúne demandas de itens comuns de diferentes empresas, e inicia a negociação com os fornecedores em busca de melhores preços – o que costuma dar certo, por conta da quantidade de produtos.
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De acordo com a empreendedora, os descontos geram de 8% a 10% de economia. “Mas em um caso, conseguimos 47% de desconto, porque a empresa simplesmente nunca teve tempo hábil para pesquisar sozinha”, diz.
O que ajuda a startup na logística do negócio são as parcerias com os fornecedores. Com isso, a dupla conseguiu desenvolver uma plataforma online – similar a um e-commerce – onde os clientes podem realizar os pedidos. Lá, estão registrados mais de 15 mil produtos.
A Smarkets atua com segmentos de saúde, varejo, educação, financeiro e alimentício. O mercado de saúde, entretanto, é o mais forte na empresa. Antes de empreender, Monica trabalhava em um hospital, onde era responsável pela compra de produtos como luvas e agulhas. “Foi de lá que ela ganhou essa expertise”, diz Mary.
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A startup cobra um valor definido em cima do desconto obtido. “É um modelo ganha-ganha”, diz a empreendedora. Sem divulgar o faturamento, ela afirma que o negócio cresceu 54% no ano passado, transacionando cerca de R$ 3 bilhões na plataforma.
Além dos produtos mais simples, a empresa também oferece planos mais elaborados, em que se responsabiliza pelo convênio médico, fornecedor alimentício e até convênio em estacionamentos. A startup foi uma das selecionadas para fazer parte do inovaBra habitat, espaço de co-inovação do Bradesco.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”