O absorvedor de petróleo mais eficiente do mundo – de acordo com o conceituado Instituto Cedre (França), foi criado por startup brasileira que expõe sua solução na OTC, um dos mais importantes eventos da indústria de petróleo e gás na América Latina, realizado no Rio de Janeiro. A Biosolvit, que foi alavancada por meio de programas do Sebrae, é uma das expositoras selecionadas no estande do Sebrae RJ na conferência. O 2º dia do evento foi marcado também por grande rodada de negócios, que envolveu 17 empresas âncoras e mais de 100 representantes de micro e pequenas empresas.
A empresa brasileira apoiada pelo Sebrae desde 2017 desenvolve biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais, utilizando resíduos de lavouras e até dejetos industriais para criar novos materiais. O produto que projetou a Biosolvit é o absorvedor de óleos e derivados, considerada a solução mais eficiente do mundo para absorção de petróleo. Em maio, foi reconhecida como uma das melhores startups do mundo durante a premiação Startup World Cup Global Pitch Competition & Conference.
Últimas notícias
De segunda melhor, Rio cai para segunda pior situação fiscal entre as capitais brasileiras, aponta Firjan
Pesquisa mostra que quase metade dos municípios do Brasil praticamente não realiza investimentos
PEC dos gatilhos deve ser ‘nossa urgência’, diz Maia
Guilhermo Queiroz, CEO e fundador da Biosolvit, conta a experiência com o Prointer Biotec, programa desenvolvido pelo Sebrae RJ para a internacionalização de empresas, entre outras iniciativas, como o Inovativa. “Nossa história está toda conectada com o Sebrae, que nos ajudou de muitas formas: na estruturação como startup, nas conexões com empresas e com o mercado, na participação em grandes eventos”, explica Queiroz. As demais empresas expositoras no stand do Sebrae RJ são: Albatech, Zarpa Serviços, BR2W Soluções, DR1 Imagens e Grattano EPI, EPC, Extintores e Mangueiras.
A onda de negócios fomentada pelo pré-sal, que é o segundo maior polo de exploração offshore do mundo, deve fomentar toda a cadeia produtiva do petróleo e gás, aponta Sérgio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae RJ. “A indústria do petróleo passou por um período muito frágil nos últimos anos, mas agora está retomando de maneira formidável e isso vai produzir muitos negócios para as micro e pequenas empresas no Brasil”, detalhou Malta.
Rodada de Negócios
Dezenas de negócios foram potencializados durante a rodada de negócios realizada pelo Sebrae nesta quarta-feira (30) na OTC. A atividade reuniu mais de 107 empresas de pequeno porte para a troca de experiências e oportunidades. Nas mesas de negociação, estavam as âncoras Subsea 7, Transpetro, Enseada, Modec, Enseada, Concremat, GNA, Nov Flexibles, Estaleiro Brasfels, Maersk, Naval Group, Equinor e Schlumberger.
Michelle Al Hage, gerente comercial da Uniflex, demonstrou satisfação em sua 1ª rodada de negócios: “Estamos encantados com o formato e com a qualidade da rodada. Foram os 15 minutos mais produtivos nos nossos negócios para estreitarmos relacionamento para uma futura parceria. O Sebrae está parabéns pela iniciativa, acolhimento e pelos ancoras selecionados. Já o veterano Ricardo dos Santos, diretor comercial da DR1 Imagens, ressaltou a chance de criar relacionamento direto com grandes e potenciais clientes: “Todas as nossas participações em rodadas foram muito promissoras”.
+ Sobre livre mercado e barreiras comerciais
Por sua vez, Alice Moreira, gerente comercial da Girassol Apoio Marítimo, se mostrou surpresa com a qualidade dos âncoras e elogiou a ação do Sebrae. “O mais gratificante é voltar para uma rodada e perceber que alguns âncoras já se tornaram nossos clientes”, disse Alice. A programação do Sebrae na OTC continua nesta quinta-feira (31) de outubro, com destaque para a Arena de Inovação ONIP, que será montada por meio de parceria entre Sebrae e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e Firjan.
Inteligência de mercado
O Sebrae está presente na OTC com estande institucional, onde foi oficialmente apresentado o Projeto PetroSebrae, portal de inteligência de mercado que está sendo desenvolvido para a cadeia de petróleo e gás. Durante a conferência, o Sebrae recebe sugestões de futuros clientes – empresas de todos os portes e instituições – para a construção da nova plataforma, que será um espaço atualizado e dinâmico sobre o setor, com informações que agregarão valor à tomada de decisão do empresariado e de instituições.
Fonte: “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”