Startup é sinônimo de inovação e o mundo nunca demonstrou tanta necessidade de inovar, criando novas oportunidades para atender seus consumidores e clientes de uma maneira diferente, quanto em 2020, com a pandemia de Covid-19.
Se a proposta inovadora trouxer mais qualidade, rapidez e custo mais acessível do que os métodos tradicionais, o sucesso é quase certo. Como definiu o diretor executivo da Abstartups, José Muritiba, essa receita é o “DNA das startups”. Ouça o podcast!
De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), no Brasil existem 12.700 startups, um número 20 vezes maior que em 2011. Esse crescimento significativo abre espaço para instituições de ensino que ajudem os novos empreendedores do segmento a trilhar uma jornada de sucesso. Uma delas é a 49 Educação, a primeira Startup University do Brasil.
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Por dentro do mundo das startups
Criada dentro do Vale do Silício, na Universidade de Stanford, os programas oferecidos na instituição são direcionados aos empreendedores que desejam iniciar ou escalar seus negócios. A primeira turma da empresa aconteceu em março de 2020 e, hoje, a Startup University já conta com mais de 500 alunos formados.
A co-fundadora da instituição, Bibiele Teixeira, explicou a relevância do projeto. “Após a nossa experiência no Programa Accelerate Your Startup Idea, da universidade de Stanford, entendemos que trazer para o Brasil uma metodologia que auxilie no desenvolvimento de startups e negócios representa uma chance para que muitos realizem seus objetivos pessoais”, disse.
A aceitabilidade e procura foram satisfatórios. Mesmo com a crise sanitária e isolamento social, os cursos foram adaptados e ministrados em plataformas online, o que não afetou o desempenho dos alunos, nem a rentabilidade para a Escola.
“Em nossa primeira turma, pré-pandemia, foram 60 alunos e já na segunda, durante a pandemia, mais de 135 alunos. Ao migrar para o modelo online de vendas por inside sales [modalidade de venda realizada de dentro da empresa], tivemos a oportunidade de escalar muitos públicos e atender empreendedores do Brasil todo. E o número só cresceu no decorrer do ano. Além dos cases de sucesso, startups vendidas, investidas e expressivos resultados de venda”, explicou.
A abertura de novas oportunidades profissionais, principalmente, neste momento de crise em que atingimos recordes de desempregados, é essencial. E no ecossistema das startups abrem-se constantemente centenas de vagas, mas é preciso estar preparado para ocupá-las. Daí a importância de iniciativas como a 49 Educação.
“Precisamos de profissionais qualificados para essa realidade. É aí que mora esse grande gap. Os sistemas tradicionais não formam profissionais visando esse novo momento. Então toda essa adaptação e instrução são muito necessárias”, afirmou Jose Muritiba.
Expectativas para 2021
Na análise do diretor executivo da Abstartups, o próximo ano tende a ser positivo e próspero para o setor, já que apesar dos intensos impactos econômicos em 2020, mais de 40% das startups brasileiras cresceram durante a pandemia de Covid-19.
“Entendemos que em 2021 será necessário retomar investimento, expansão e adequações. E, dentro dessas estratégias, as startups se encaixam de maneira muito interessante, o que gera um impacto direto na redução de desemprego, otimização da economia e até mesmo o crescimento do PIB”, concluiu.