Munida de um exército de robôs virtuais, a Calamar promete diminuir o tempo de espera oferecendo atendimento automatizado para grandes empresas. Para isso, criou uma tecnologia que permite que pessoas tirem dúvidas e comprem produtos, como passagens de ônibus, sem interagir com humanos.
A empresa surgiu há dois anos pelas mãos de Thiago Cristof. O ex-aluno de Ciências da Computação da Universidade Federal de São Carlos trabalhou por sete anos em uma empresa de tecnologia até decidir criar sua startup. “A demora no atendimento era algo que me irritava”, conta Cristof.
Os robôs usam tecnologia de processamento de linguagem que permite ao software compreender o pedido do cliente. Eles identificam a necessidade e escolhem a melhor resposta para a dúvida. O robôs, diz Cristof, resolvem sozinhos 80% dos atendimentos, reduzindo a contratação de atendentes.
Até agora, a empresa recebeu dois aportes, mas não revela os investidores. Com o dinheiro, a Calamar passou a atender empresas de outras cidades além de São Carlos, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Entre as estratégias adotadas para atrair mais clientes, a companhia se mudou para o centro de inovação Onovolab, em São Carlos, onde pretende fechar acordos com grandes empresas.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”