Uma plataforma que une otimização e automação para melhorar o resultado de e-commerces em ferramentas de busca, a cada dia, vem ganhando mais destaque no setor de compras e vendas online: a startup AdTools. A empresa foi destaque da turma 3 no StartupRS, em 2016, e ainda participou do Startup Scale, ambos programas de formação do Sebrae RS.
O fundador da AdTools, Mike Rodrigues, revela que, além de melhorar o ranqueamento dos e-commerces nos sites de busca, a ferramenta possui uma série de mecanismos e relatórios para proteger os sistemas de fraudes cibernéticas. “Para se ter uma ideia, estima-se que quase metade do tráfego da internet seja de robôs, os chamados bots, que podem distorcer os números a respeito da audiência de comércios eletrônicos e sites pequenos”, comenta.
Atualmente, a startup conta com 110 clientes, mas quando entrou no StartupRS contava com cinco. “Tudo o que somos hoje vem graças aos programas de formação de startups do Sebrae RS. Entramos sem saber dar um passo nas áreas de vendas, marketing e gestão, e saímos, cinco meses depois, com 50 empresas usando nossa ferramenta e crescendo”, revela o empreendedor, animado.
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Investimento em ‘campeãs invisíveis’
Grande parte dos maiores e-commerces do Brasil usam AdTools no dia a dia de sua equipe de mídia online. Estes e-commerces tiveram mais de R$ 111 milhões em vendas, que passaram pela plataforma. “Ajudamos a melhorar o retorno do investimento em mídia de performance, aumentando a lucratividade das lojas on-line. Foram mais de 35 milhões de cliques, até agora. Os produtos das lojas vão da AdTools, para dezenas de canais online, em forma de anúncios. Isso significa que as pessoas clicam nesses anúncios e compram produtos”, explica Rodrigues.
O empreendedor destaca que o sucesso da ferramenta deve-se por ter sido desenvolvida a partir da demanda de um analista de e-commerce (ele mesmo), que precisava aperfeiçoar a avaliação dos dados, e buscou ajuda do amigo e analista de tecnologia, Victor Oliveira (que hoje é sócio da empresa). “Tudo o que foi desenvolvido até hoje na AdTools foi a partir de solicitações de clientes. Esta é a melhor forma de ampliar a ferramenta, resolvendo necessidades e tendo o feedback dos consumidores”, afirma.
Retorno
O gestor de projetos da Regional Metropolitana do Sebrae RS João Antonio Pinheiro Neto informa que os gestores da AdTools começaram como empreendedores nos projetos de fomento de startups da entidade e cresceram a ponto de serem case de sucesso e exemplo para os iniciantes. “Eles aprenderam muito sobre as metodologias de vendas e agora promovem palestras no Demoday e outros eventos para contar como tem sido o caminho. São grande fonte de inspiração para quem está começando”, destaca.
Para Mike Rodrigues, participar dos eventos do Sebrae RS é importante para passar adiante o conhecimento que aprenderam nas oficinas da entidade. “Nós acreditamos que é essencial devolver de alguma forma tudo o que recebemos e se pudermos ajudar outras startups é ainda mais legal”, conclui.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”