De um lado estão empresas interessadas em promover seus produtos e serviços. De outro, influenciadores digitais com visibilidade, alcance e uma grande capacidade de comunicação.
Entre eles está a Kornerz, startup que tem a proposta de conectar essas duas pontas e profissionalizar a relação entre marcas e personalidades capazes de alavancá-las junto a um público que vai cada vez mais às redes sociais em busca de recomendações de compras.
Segundo Khalil Jezini, 28 anos, fundador e CEO da empresa, 80% das pessoas decidem suas compras apoiadas em avaliações encontradas no YouTube, no Instagram, no Facebook, em blogs ou em outras mídias sociais.
Com uma base de mais de 2 milhões de influenciadores qualificados, dos mais diferentes segmentos, como moda, beleza, decoração, construção civil, turismo, games e empreendedorismo, a Kornerz promete às empresas encontrar os profissionais certos para que atinjam seus públicos de forma criteriosa e sem dores de cabeça. Para os influenciadores, garante oportunidades de negócios e a segurança de ter um contrato assinado.
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Seu trabalho não se resume, no entanto, a oferecer às companhias uma lista de influenciadores com os quais trabalhar. “Realizamos a campanha de ponta a ponta”, diz Jezini. A Kornerz faz o planejamento estratégico, definindo o número de influenciadores, os canais de divulgação, a vigência e o orçamento, seleciona os perfis, negocia o trabalho, fecha a contratação e faz a operacionalização da campanha.
Nesta fase, o trabalho inclui instruções sobre as postagens, cronograma de publicação e o pagamento dos influenciadores. Por fim, entrega um relatório detalhado com os resultados obtidos. O cliente só precisa fazer a aprovação durante as várias etapas do projeto.
Um de grandes trunfos da Kornerz está na qualificação dos influenciadores. Para realizar esse trabalho, desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial que faz a análise das redes sociais para definir a reputação dos perfis. A tecnologia avalia desde as publicações e os comentários, para certificar-se de que a personalidade nunca expressou homofobia, racismo ou outro tipo de ódio, até a verificação da confiabilidade de sua presença, detectando se há compra de seguidores, likes e comentários. A análise também identifica as regiões que cada influenciador alcança e a faixa etária de seus seguidores.
Desde 2015, quando iniciou as atividades, a Kornerz já realizou campanhas para empresas do porte de Volvo, Saint-Gobain, Claro, Forno de Minas, Itambé, Light, Unimed, Santa Amália e MaxMilhas. Em junho, ficou na 11ª colocação no ranking 100 Open Startups 2018 e no 3º lugar no Top 5 de marketing. Com sede em Belo Horizonte, a empresa conta com um time de 15 profissionais.
Do wakeboard à inteligencial artificial
Formado em administração de empresas, com MBA pelo Ibmec, o manauense Jezini empreende desde os 17 anos. Com seu irmão, foi representante de duas montadoras chinesas de motocicletas em sua cidade natal. “Na época, mal sabia calcular o preço de venda de um produto”, diz. Ex-atleta de wakeboard, levou o campeonato brasileiro da categoria para o Amazonas. Durante três anos seguidos, Manaus sediou uma etapa da competição. Nessa época, também organizou algumas festas e eventos de entretenimento.
Em 2013, seu irmão sugeriu que apostassem na área de tecnologia e os dois começaram a entrar em contato com o universo das startups. Foi em meio a esse processo que ele participou de um Startup Weekend em Belo Horizonte. O evento foi um divisor de águas em sua vida. “O Startup Weekend abriu minha cabeça. Percebi que estava no lugar errado. Então, mudei para Belo Horizonte aos 23 anos e comecei a trabalhar melhor a ideia de criar uma empresa”, diz.
Jezini mandou projetos para inúmeras aceleradoras e fundos e acabou sendo aceito no primeiro programa de aceleração do Lemonade. “Ali, recebemos mentoria, aprendemos muito e acabamos desenvolvendo a Kornerz como ela é hoje”, diz ele. A empresa foi premiada no programa e recebeu um investimento da VC Fundepar. Depois, obteve novo aporte do smart money Leonardo Chebly, do grupo JChebly.
A Kornerz já ajudou multinacionais, como a Rappi e a Cabify, a entrar em alguns mercados no Brasil e quer, aos poucos, aumentar sua base de influenciadores de outros países para atender empresas brasileiras interessadas em atingir o mercado internacional. Outro plano ambicioso da empresa, segundo seu CEO, é o desenvolvimento de uma rede social própria, na qual os influenciadores não encontrem apenas oportunidades de monetização, mas possam também publicar conteúdos.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”