Empreender no Brasil é, sem dúvidas, um desafio. No entanto, realizar o sonho de ser dono da própria empresa, com liberdade para definir seu caminho, analisando o mercado e assumindo os riscos, pode fazer a diferença não apenas no mundo dos negócios, mas também no país. Com determinação e criatividade, é possível movimentar o setor privado, realizar ações filantrópicas e ainda inspirar outras pessoas a se aventurarem em novos empreendimentos.
Analisar a demanda do mercado e atentar-se para possíveis parcerias pode ser um dos segredos para encontrar oportunidades. Um bom exemplo é o caso da união entre as startups Grana Capital e a Impacto. Enquanto a primeira desenvolveu um aplicativo que ajuda o investidor da Bolsa de Valores a calcular e recolher impostos sobre os rendimentos das aplicações, a outra plataforma estimula doações no ato da declaração do Imposto de Renda.
Leia mais
Clube Millenium cria oportunidades para empreendedores
Micro e pequenas empresas geraram 75% dos empregos formais em janeiro
Camila Soares, fundadora da Impacto, entendeu que a combinação das ideias tinha tudo para dar certo e entrou em contato com André Kelmanson, CEO da Grana Capital para propor a junção. Ouça o podcast!
“Nossa parceria é a representatividade clara da nova economia. Nunca na história do Brasil tivemos tantos investidores na Bolsa, o que significa uma grande transformação e essas pessoas precisam de ajuda para simplificar a vida para andar na linha com o Leão. Foi aí que pensei ‘e se essas pessoas pudessem não só simplificar a vida no sentido de estar em dia com os impostos, mas também pudessem saber que podem doar para o social parte dos seus impostos sem tirar nada do bolso?’ Foi aí que veio a ideia de conversar com o André e o projeto nasceu”, contou Camila.
André Kelmanson comenta que viu na proposta uma forma de agregar ainda mais valor ao negócio, trazendo simplificação dos processos e incentivando as pessoas físicas a fazerem doações para projetos sociais. “Construímos juntos um capítulo bônus no nosso relatório para ensinar e educar o investidor a fazer sua doação e distribuímos a mensagem para todos os clientes”, explicou. Ouça o podcast!
Como funcionam as doações?
A conexão entre a Grana Capital e a Impacto traz, também, transparência ao processo e presta contas tanto à Receita Federal, quanto aos doadores para que seja possível saber se os recursos estão de fato fomentando a transformação social.
“Queremos que as pessoas que desejam se tornar investidoras sociais por meio do imposto de renda entendam que existe um passo a passo dentro do próprio sistema da Receita Federal. Quando a pessoa faz a declaração de forma completa, ela pode doar 3% ou parte desse valor para os fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso”, explicou Camila.
Para André a iniciativa incentiva que os impostos sejam pagos e traz benefícios para a sociedade. “As pessoas já poderiam direcionar parte do imposto para fazer o bem, já existe uma lei para isso, mas muitas delas não sabem. Apenas 1% dos brasileiros conhecem a regra e doam. Estamos construindo pontes para fazer com que o dinheiro que vem através de um lucro que foi gerado na Bolsa, possa beneficiar uma criança carente ou um idoso necessitado”.
+Menos Estado, mais liberdade para sonhar, empreender e realizar!
Empreendedorismo
Em relação ao empreendedorismo, o projeto que une as plataformas Grana Capital e Impacto é um grande incentivador, pois além de inspirar, desperta novos caminhos. Camila ainda destaca que “abrindo essas portas, será iniciado um grande movimento empreendedor com conhecimento compartilhado em rede, onde uns aprendem com os outros”.
A fundadora da Impacto acredita que o empreendedorismo traz um senso de coletividade, propósito e pertencimento social, político, econômico e cultural. “A gente deixa muito o nosso sonho nas mãos de terceiros. E não me refiro a ninguém específico, estou dizendo que não pegamos a responsabilidade de fazer o Brasil ou o mundo que a gente quer para a gente. E, como diz um grande amigo, ‘dá o passo que o universo põe o chão embaixo’.”
O empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio, tem a ver com transformação social, ser protagonista da própria história, e além disso, colabora com o desenvolvimento do país como um todo.
Clube Empresa
O Clube Millenium está com uma novidade! Agora micro e pequenos empreendedores podem garantir suas assinaturas por preços especiais, através dos pacotes “Empresa“. Além de conteúdos exclusivos, essa opção dá acesso ao selo “Empreendedor Mente Aberta“, uma nova oportunidade de crescimento para o seu negócio. Conheça!