Entender como os usuários veem sua empresa nunca foi tão essencial: em tempos de pandemia, perder um cliente para a concorrência pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Duas startups no ramo da satisfação dos consumidores também aproveitaram o momento para concretizar uma negociação de meses.
As startups Gorila e Reviewr anunciaram uma fusão que criou a Harmo Feedback Intelligence. A plataforma de gestão da experiência do consumidor em negócios de médio e grande porte nasce com uma carteira de 60 clientes.
Fusão entre Gorila e Review no meio da pandemia
A gaúcha Gorila realiza pesquisas de satisfação dos consumidores, acompanhando métricas como o Net Promoter Score (NPS). Lucas Hansel, CEO da Gorila, explica que a startup começou como um projeto dentro de uma software house em 2018.
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A Gorila passou por uma incubação no Criatec. Monitora a satisfação de 1 milhão de consumidores, de empresas como o Peixe Urbano. O site de cupons implementou o NPS do zero, identificou detratores, resolveu seus problemas e viu uma taxa de recompra três vezes maior. A startup faturava R$ 150 mil anualmente e tinha três pessoas antes da fusão.
Já a catarinense Reviewr gere a reputação online das empresas. O CEO Santiago Edo explica que a gestão se faz principalmente pela análise de avaliações públicas em sites como Booking, Facebook, Google Meu Negócio e TripAdvisor. Criada em 2017, a Review passou por uma incubação no MIDITEC e por acelerações da Darwin Startups e do StartupSC. O empreendimento atende empresas como Ambev, Bob’s, Grupo Pão de Açúcar e Movisa.
Entre os resultados conquistados pela Reviewr estão maiores buscas e aumento no faturamento das empresas atendidas. A startup faturava R$ 1 milhão anualmente e tinha oito funcionários antes da fusão.
As negociações começaram em setembro de 2019. Segundo os empreendedores, o foco de ambas no recolhimento da opinião do consumidor e sua transformação em inteligência foi determinante para a união. “Teríamos uma oferta melhor e mais força no mercado se nos juntássemos. Pegamos a mesma verba das empresas e temos equipes e propostas complementares”, diz Edo.
As duas startups dividiram o mesmo escritório em outubro de 2019 e janeiro de 2020. A chegada da pandemia acelerou a decisão de integração, com empresas afetadas buscando reconquistar consumidores e compras. “O Covid-19 acelerou a transformação digital e a análise do consumidor online se tornou mais procurada”, afirma Hansel.
As duas empresas já tinham captado mais de R$ 1,3 milhão em investimentos. A operação de fusão gerou uma novas injeção do fundo Hi Partners, de valor não divulgado.
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Harmo: planos para 2020
A Harmo começou neste mês, com um portfólio de 60 empresas atendidas. A plataforma nova reúne os clientes das Gorila e da Reviewr, geralmente grandes empreendimentos no setor de varejo. A Harmo atualmente hospeda essas soluções de pesquisa e reputação em módulos separados, ainda que tenham o mesmo login e mesmo visual. A Harmo está desenvolvendo um sistema de integração das soluções e ofertas em planos mensais.
A nova startup já fechou seu primeiro contrato como Harmo. Opera atualmente de forma completamente remota, mas terá suas sedes em Florianópolis (desenvolvimento e operações) e São Paulo (comercial e marketing).
O plano é atingir um novo equilíbrio entre receitas e despesas em três meses. O faturamento projetado é de R$ 1 milhão para 2020, mantendo o valor visto em 2019. “De abril para maio tivemos 50% do nosso faturamento suspenso. Atingir o mesmo número que tivemos no ano passado já seria interessante”, diz Edo.
2021 será voltado para a retomada do crescimento: o plano é chegar a R$ 2 milhões de faturamento e 200 clientes na carteira da recém-criada Harmo. Com ou sem pandemia, os consumidores precisam ser ouvidos pelas empresas.
Fonte: “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”