Você sabia que o Instituto Millenium também é referência em pautas relacionadas à sustentabilidade? Por entender que é um assunto que deve ser amplamente discutido, aceitamos o convite do Grupo Libertatem, filiado do Students for Liberty no Amapá, para participar do evento online que aconteceu na última quarta-feira.
O tema foi “A importância de um meio ambiente saudável” e o nosso especialista Leandro Mello Frota, compartilhou seu conhecimento acerca do tema e tirou dúvidas dos alunos da Estácio de Sá do Amapá, também presentes no evento.
Entre os assuntos abordados, houve destaque para a necessidade de privatizações de setores e espaços que afetam diretamente o meio ambiente, como parques, turismo verde, energia renovável e, principalmente, nas questões relacionadas ao setor de saneamento básico.
Leia também
O histórico da Amazônia e a sustentabilidade: produção e preservação caminham juntas!
Brasil pode ganhar R$ 2,8 trilhões com ‘economia verde’, diz estudo
“No Brasil, cerca de 94% do saneamento é feito por organizações públicas, enquanto apenas 6% é feito pela iniciativa privada. Isso mostra que ainda estamos engatinhando em relação às outras nações. A aprovação da Lei 14.026/2020, que atualiza o marco legal do saneamento básico foi um grande passo, pois deve atrair mais de R$ 700 bilhões em investimentos, só na parte de água e esgoto. Isso sem falar dos resíduos sólidos!”, afirmou Leandro.
Além da importância do tema, que hoje deixou de ser uma questão ideológica, e se tornou um pilar econômico, capaz de influenciar até o valor de mercado das empresas, o especialista também destaca a interação entre instituições liberais e estudantes. Ouça!
“É importantíssima essa parceria que o Instituto Millenium faz com institutos liberais, com estudantes que têm interesse em entender as mazelas do nosso Estado, o gigantismo do nosso Estado e estudar o que pode ser feito, porque eles são o futuro”, explicou.
O coordenador do Grupo Libertatem, Jory Santiago de Almeida, falou sobre a importância do evento e também da parceria entre instituições que apoiam as ideias liberais para pensar em soluções para o Brasil. Ouça!
“O evento foi um sucesso e mostra que a parceria entre Grupo Libertatem, Instituto Millenium e a Estácio do Amapá rendeu o que se esperava, e queremos manter a parceira para outros eventos para que assim as ideias de uma sociedade mais livre, com abertura de mercado e respeito a democracia possam prevalecer”, disse.
O Instituto Millenium desde sua fundação apoia a discussão de ideias, especialmente, a importância da liberdade econômica, para trazer à tona temas que podem ajudar a destravar mentes, e juntos colaborarmos para a construção de um país melhor.