A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou neste domingo que o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul “será fundamental” para a modernização da agricultura brasileira. “Esse acordo será fundamental para a modernização da nossa agricultura, além de ser uma excelente oportunidade para os produtores brasileiros acessarem esse grande mercado”, escreveu a ministra em sua conta oficial do Twitter.Na última sexta-feira, 28, União Europeia (UE) e Mercosul anunciaram a assinatura de acordo comercial histórico, após 20 anos de negociações.
Em nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, Agricultura e Economia, o governo afirmou que o acordo é o “mais amplo” do tipo já negociado pelo bloco de países sul-americanos e constituirá “uma das maiores áreas de livre-comércio do mundo. Pelo acordo, produtos agrícolas brasileiros como suco de laranja, frutas e café solúvel terão suas tarifas eliminadas para exportação para o bloco europeu. Exportadores brasileiros obterão ampliação do acesso, por meio de cotas, para carnes, açúcar e etanol, entre outros. Cachaças, queijos, vinhos e cafés do Brasil serão reconhecidos como distintivos.
Últimas notícias
Mercosul e UE fecham acordo comercial histórico. Brasil prevê acréscimo de US$ 100 bi nas exportações
O poder dos heróis: irmãos apostam na moda nerd e criam rede de R$ 147 mi
Plenário vai votar reforma até 18 de julho, afirma Maia
Produtos da UE, como chocolates e produtos para confeitaria, vinhos, espumantes e refrigerantes poderão ser vendidos para o Brasil sem tributação. O acordo estabelece também cotas para entrada de produtos lácteos do bloco europeu no Brasil com isenção de tarifas de importação. A ministra voltou no sábado, 29, da viagem à Bruxelas, onde a cúpula entre os dois blocos foi realizada. A agenda oficial de Tereza Cristina não prevê eventos ou reuniões para este domingo.
Fonte: “Época Negócios”