Democracia, Estado de Direito, liberdade e economia de mercado são valores inerentes ao cotidiano. São direitos conquistados pela sociedade e assegurados pela Constituição que precisam ser preservados. Por isso, o Instituto Millenium produziu um vídeo baseado em um encontro casual entre jovens que explicam, de forma simples, cada um dos quatro conceitos que defende.
Durante o planejamento de uma viagem, um grupo de adolescentes se defronta com a democracia (quando o destino mais votado vence), com a liberdade (na escolha da acomodação), com a economia de mercado (quando optam pela pousada que oferece o melhor custo-beneficio) e com o Estado de Direito (quando optam por uma estrada bem cuidada, sinalizada, segura e gerida por órgãos públicos).
O vídeo está sendo exibido pela TV Globo, em todo o território nacional, como parte da campanha “Cidadania – A gente vê por aqui”. Os três filmes, com 30 segundos cada, podem ser vistos durante a programação até 28 de julho.
“Os conceitos que o Imil acredita aparecem diariamente na vida da sociedade. A ideia de aproveitar um encontro de jovens reflete a necessidade de explorar melhor os valores democráticos com a juventude para que possam ser colocados em prática desde cedo”, diz Priscila Pereira Pinto, diretora-executiva do Instituto Millenium.
O vídeo também pode ser visto no site do Instituto Millenium. Clique aqui.
Creio que está mais do que na hora de os ideais irrefutáveis do MILLENIUM serem divulgados institucionalmente pela Globo e por todos os outros meios através dos quais os brasileiros poderão se informar mais acerca de democracia, de direitos humanos, de economia de mercado e de liberdade. prof. PhD alexandre coutinho pagliarini
Parabéns ao Instituto Millenium! Que a campanha gere frutos na nossa sociedade. Que por fim percebamos que o a atual situação é comparável, ou pior, à época de Tiradentes.