A reeleição está prestes a completar 18 anos com “popularidade” em baixa entre os principais candidatos ao Planalto deste ano. Tanto Aécio Neves quanto Marina Silva declararam apoio ao fim desse instituto, que permite a recondução de um presidente, governador ou prefeito ao cargo. A candidata do PSB afirmou que, se eleita, não tentará novo mandato em 2018, enquanto o tucano tem dito desde a pré-campanha que defende o mandato único com duração de cinco anos.
A emenda constitucional foi aprovada em 1997, sob suspeita de compra de votos. De lá para cá, uma série de prefeitos e governadores foram reeleitos, assim como os presidentes Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Até a atual candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), afirmou na série Entrevistas Estadão que apoiaria o fim da reeleição, medida que depende de aprovação de nova emenda constitucional no Congresso. E você, é contrário ou favorável à possibilidade de um governante se reeleger?
Fonte: Estadão.
Causa-me estranheza a defesa velada pelo fim da Reeleição por parte de um candidato à presidência em especial: Aécio Neves. Tenho em minha memória muito bem frescas lembranças da atuação deste senador, quando era presidente da Câmara, para fazer valer a vontade Tucana que pedia mais um mandato para FHC. O trabalho do mesmo foi brilhante naquela Casa Legislativa nesse sentido! Agora, o mesmo se põe contra a reeleição. Então, me pergunto: o que mudou? O candidato tucano ou quem atualmente se beneficia de tal expediente constitucional implantado pelo próprio partido a qual pertence? Sinto cheiro de incoerência no ar!