“Walter Williams é um radical. Na juventude, preferia o incendiário Malcolm X ao pacifista Martin Luther King. Hoje, aos 74 anos, Williams admira os dois líderes negros, repudia a violência e se define como um libertário radical, como os americanos se referem aos que se opõem ao excesso de ativismo do estado e propugnam mais liberdade individual. Fiel ao seu ideário, é contra ações afirmativas e cotas raciais, e diz que o melhor instrumento para vencer a desigualdade racial é o livre mercado: “A economia de mercado é o grande inimigo da discriminação”. Criado pela mãe na periferia de Filadélfia, Williams acaba de publicar uma autobiografia em que narra sua trajetória da pobreza à vida de professor universitário (desde 1980, leciona economia na Universidade George Manson, na Virgínia). Com 1,98 metro de altura, voz de barítono, bom humor, ele demonstra muita coragem nesta entrevista.
– Quem lê sua autobiografia fica com a impressão de que ser negro nos Estados Unidos das décadas de 40 e 50 era melhor do que ser negro hoje?
Walter Williams – Claro que os negros estão muito melhor agora, mas não em todos os aspectos. Hoje, se os negros americanos fossem uma nação à parte, seriam a 15ª mais rica do mundo. Entre os negros americanos, há gente riquíssima, como a apresentadora Oprah Winfrey. Há famosíssimos como o ator Bill Cosby, que, como eu, vem de Filadélfia. Colin Powell, um negro, comandou o Exército mais poderoso do mundo. O presidente dos Estados Unidos é negro. Tudo isso era inimaginável em 1865, quando a escravidão foi abolida. Em um século e meio, fizemos um progresso imenso, ao contrário do que aconteceu no Brasil ou no Caribe, onde também houve escravidão negra. Isso diz muito sobre os negros americanos e sobre os Estados Unidos.
– Em que aspectos a vida dos negros hoje é pior?
Williams – Cresci na periferia pobre de Filadélfia entre os anos 40 e 50. Morávamos num conjunto habitacional popular sem grades nas janelas e dormíamos sossegados sem barulho de tiros nas ruas. Sempre tive emprego, desde os 10 anos de idade. Engraxei sapatos, carreguei tacos no clube de golfe, trabalhei em restaurantes, entreguei correspondência nos feriados de Natal. As crianças negras de hoje que vivem na periferia de Filadélfia não têm essas oportunidades de emprego. No meu próximo livro, Raça e Economia, que sai no fim deste mês, mostro que em 1948 o desemprego entre adolescentes negros era de 9,4%. Entre os brancos, 10,4%. Os negros eram mais ativos no mercado de trabalho. Hoje, nos bairros pobres de negros, por causa da criminalidade, boa parte das lojas e dos mercados fechou as portas. Outra mudança dramática é a queda na qualidade da educação oferecida às crianças negras e pobres. Atualmente, nas escolas públicas de Washington, um negro com diploma do ensino médio tem o mesmo nível de proficiência em leitura e matemática que um branco na 7ª série. Os negros, em geral, estão muito melhor agora do que há meio século. Mas os negros mais pobres estão pior.
– O estado de bem-estar social, com toda a variedade de benefícios sociais criados nas últimas décadas, não ajuda a aliviar a situação de pobreza dos negros de hoje?
Williams – Todos os economistas, sejam eles libertários, conservadores ou liberais, concordam que sempre cai a oferta do que é taxado e aumenta a oferta do que é subsidiado. Há anos, os Estados Unidos subsidiam a desintegração familiar. Quando uma adolescente pobre fica grávida, ela ganha direito a se inscrever em programas habitacionais para morar de graça, recebe vale-alimentação, vale-transporte e uma série de outros benefícios. Antes, uma menina grávida era uma vergonha para a família. Muitas eram mandadas para o Sul, para viver com parentes. Hoje, o estado de bem-estar social premia esse comportamento. O resultado é que nos anos da minha adolescência entre 13% e 15% das crianças negras eram filhas de mãe solteira. Agora, são 70%. O salário mínimo, que as pessoas consideram uma conquista para os mais desprotegidos, é uma tragédia para os pobres. Deve-se ao salário mínimo o fim de empregos úteis para os pobres. A obrigação de pagar um salário mínimo ao frentista no posto de gasolina levou à automação e ao self-service. O lanterninha do cinema deixou de existir não porque adoramos tropeçar no escuro do cinema. É por causa do salário mínimo. Na África do Sul do apartheid, os grandes defensores do salário mínimo eram os sindicatos racistas de brancos, que não aceitavam filiação de negros. Eles não escondiam que o salário mínimo era o melhor instrumento para evitar a contratação de negros, que, sendo menos qualificados, estavam dispostos a trabalhar por menos. O salário mínimo criava uma reserva de mercado para brancos.
– As ações afirmativas e as cotas raciais não ajudaram a promover os negros americanos?
Williams – A primeira vez que se usou a expressão “ação afirmativa” foi durante o governo de Richard Nixon (1969-1974). Os negros naquele tempo já tinham feito avanços tremendos. Um colega tem um estudo que mostra que o ritmo do progresso dos negros entre as décadas de 40 e 60 foi maior do que entre as décadas de 60 e 80. Não se pode atribuir o sucesso dos negros às ações afirmativas.
– As ações afirmativas não funcionam?
Williams – Os negros não precisam delas. Dou um exemplo. Houve um tempo em que não existiam jogadores de basquete negros nos Estados Unidos. Hoje, sem cota racial nem ação afirmativa, 80% são negros. Por quê? Porque são excelentes jogadores. Se os negros tiverem a mesma habilidade em matemática ou ciência da computação, haverá uma invasão deles nessas áreas. Para isso, basta escola, boas escolas, grandes escolas. Há um aspecto em que as ações afirmativas são até prejudiciais. Thomas Sowell, colega economista, tem um estudo excelente sobre o assunto. Mostra como os negros se prejudicam com a política de cotas raciais criada pela disputada escola de engenharia do Instituto de Tecnologia de Massa-chusetts (MIT), uma das mais prestigiosas instituições acadêmicas dos Estados Unidos. Os negros recrutados pelo MIT estão entre os 5% melhores do país em matemática, mas mesmo assim precisam fazer cursos extras por alguns anos. Isso acontece porque os brancos do MIT estão no topo em matemática, o 1% dos melhores do país. Os negros, mesmo sendo muito bons, estão abaixo do nível de excelência do MIT. Mas eles podiam muito bem estudar em outras instituições respeitáveis, onde estariam na lista dos candidatos a reitor e sem necessidade de cursos especiais. Por causa de ações afirmativas, muitos negros estão hoje em posição acima de seu potencial acadêmico. Se você está aprendendo a lutar boxe e sua primeira luta é contra o Mike Tyson, você está liquidado. Você pode ter excelente potencial para ser boxeador, mas não dá para começar contra Tyson. As ações afirmativas, nesse sentido, são cruéis. Reforçam os piores estereótipos raciais e mentais.
– O senhor já teve alguma experiência pessoal nesse sentido?
Williams – Quando eu dava aula na Universidade Temple, em Filadélfia, tive uma turma com uns trinta alunos, todos brancos, à exceção de um. Nas primeiras aulas, eles me fizeram uma bateria de perguntas complexas. Você pode achar que era paranoia minha, mas eu sei que o objetivo deles era testar minhas credenciais. A cada resposta certa que eu dava, eu podia ver o alívio no rosto do único aluno negro da classe. De onde vinha esse sentimento, esse temor do aluno negro de que seu professor, sendo negro, talvez não fosse suficientemente bom? Das ações afirmativas. Não entrei na universidade via cotas raciais. Por causa delas, a competência de muitos negros é vista com desconfiança.
– Num país como o Brasil, onde os negros não avançaram tanto quanto nos Estados Unidos, as ações afirmativas não fazem sentido?
Williams – A melhor coisa que os brasileiros poderiam fazer é garantir educação de qualidade. Cotas raciais no Brasil, um país mais miscigenado que os Estados Unidos, são um despropósito. Além disso, forçam uma identificação racial que não faz parte da cultura brasileira. Forçar classificações raciais é um mau caminho. A Fundação Ford é a grande promotora de ações afirmativas por partir da premissa errada de que a realidade desfavorável aos negros é fruto da discriminação. Ninguém desconhece que houve discriminação pesada no passado e há ainda, embora tremendamente atenuada. Mas nem tudo é fruto de discriminação. O fato de que apenas 30% das crianças negras moram em casas com um pai e uma mãe é um problema, mas não resulta da discriminação. A diferença de desempenho acadêmico entre negros e brancos é dramática, mas não vem da discriminação. O baixo número de físicos, químicos ou estatísticos negros nos Estados Unidos não resulta da discriminação, mas da má formação acadêmica, que, por sua vez, também não é produto da discriminação racial.
– Qual o meio mais eficaz para promover a igualdade racial?
Williams – Primeiro, não existe igualdade racial absoluta, nem ela é desejável. Há diferenças entre negros e brancos, homens e mulheres, e isso não é um problema. O desejável é que todos sejamos iguais perante a lei. Somos iguais perante a lei, mas diferentes na vida. Nos Estados Unidos, os judeus são 3% da população, mas ganham 35% dos prêmios Nobel. Talvez sejam mais inteligentes, talvez sua cultura premie mais a educação, não interessa. A melhor forma de permitir que cada um de nós — negro ou branco, homem ou mulher, brasileiro ou japonês — atinja seu potencial é o livre mercado. O livre mercado é o grande inimigo da discriminação. Mas, para ter um livre mercado que mereça esse nome, é recomendável eliminar toda lei que discrimina ou proíbe discriminar.
– O senhor é contra leis que proíbem a discriminação?
Williams – Sou um defensor radical da liberdade individual. A discriminação é indesejável nas instituições financiadas pelo dinheiro do contribuinte. A Universidade George Manson tem dinheiro público. Portanto, não pode discriminar. Uma biblioteca pública, que recebe dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos, não pode discriminar. Mas o resto pode. Um clube campestre, uma escola privada, seja o que for, tem o direito de discriminar. Acredito na liberdade de associação radical. As pessoas devem ser livres para se associar como quiserem.
– Inclusive para reorganizar a Ku Klux Klan?
Williams – Sim, desde que não saiam matando e linchando pessoas, tudo bem. O verdadeiro teste sobre o nosso grau de adesão à ideia da liberdade de associação não se dá quando aceitamos que as pessoas se associem em torno de ideias com as quais concordamos. O teste real se dá quando aceitamos que se associem em torno de ideais que julgamos repugnantes. O mesmo vale para a liberdade de expressão. É fácil defendê-la quando as pessoas estão dizendo coisas que julgamos positivas e sensatas, mas nosso compromisso com a liberdade de expressão só é realmente posto à prova quando diante de pessoas que dizem coisas que consideramos absolutamente repulsivas.
– O senhor exige ser chamado de “afro-americano”?
Williams – Essa expressão é uma idiotice, a começar pelo fato de que nem todos os africanos são negros. Um egípcio nascido nos Estados Unidos é um “afro-americano”? A África é um continente, povoado por pessoas diferentes entre si. Os vários povos africanos estão tentando se matar uns aos outros há séculos. Nisso a África é idêntica à Europa, que também é um continente, também é povoada por povos distintos que também vêm tentanto se matar uns aos outros há séculos.
– A presença de Obama na Casa Branca não ajuda os negros americanos?
Williams – Na autoestima, talvez. Mas não por muito tempo, o que é lamentável. Em 1947, quando Jackie Robinson se tornou o primeiro negro a jogar beisebol na liga profissional, ele tinha a obrigação de ser excepcional. Hoje, nenhum negro precisa ser tão bom quanto Robinson e não há perigo de que alguém diga “ah, esses negros não sabem jogar beisebol”. No caso de Obama, vale a mesma coisa. Por ser o primeiro negro, ele não pode ser um fracasso. O problema é que será. Aposto que seu governo, na melhor das hipóteses, será um desastre igual ao de Jimmy Carter. Vai ser ruim para os negros.”Caros, achei essa, mas estou checando para ver se está correta, na íntegra.
Fonte: revista “Veja”, 09/03/2011
Sr. Williams,nossos países viveram momentos totalmente diferentes na esfera racial.Os Estados Unidos,precisou da violencia para abrir um canla para o debate.Em outro momento,o Estado americano deu uma Mula e 40 hequitares de terra para os ex-escravos começarem suas vidas,e hoje,mesmo com uma populaçaõ ainda marginalizada, o negro norte-americano alcançaram até então inimaginaveis.
continuando…..
Graças as Açoes Afirmativas,o negro norte-americano contribuiu com U$700 bilhoes de dolares,se houvesse algum tipo de separação a população negra americana seria 11a_ economia do mundo.Hoje,acredito que as cotas não sejam tão necessária em seu País,mas,foi uma alavanca para busca de direitos de oportunidade e igualdade.
O quê o Estado brasileiro fez com os ex-escravos?Simplesmente assinar o papel da abolição.Estamos lutando para alcançar direitos iguais,a luta é ardua…
Por favor coloquem meu outro comentário.
grato!!
É verdade, o apartheid era um regime muito bom, negros tinham as escolas deles e os brancos as deles.
Ironicamente elogiei o apartheid e é capaz de acharem bom, já que aprovam o racismo.
Amigo Teobaldo, estamos diente de um debate tão rico e que o tema deve ser levado a serio.Eu,não entra no mérito de voce esta sendo certo ou errado.Queremos debater um assunto serio,seja a sua opinião contra ou favor.O espaço não exige piadas .
Caro Fabio Nogueira,
Não cabe à sociedade presente pagar por criminosos do passado. A idéia de solidariedade é compreensível, mas o que é incompreensível e inaceitável é submeter os demais pobres que não se enquadrem na categoria a impostos escorchantes a fim de socializar a pobreza, quando deveriam criar medidas de inclusão dos INDIVÍDUOS não integrados ao mercado de trabalho.
Essas políticas atendem mais a políticos oportunistas e fazem injustiça, pois são assistencialismo e não a solução.
Caro Augusto,deixamos os politicos de fora,quero falar que as politicas de cotas é o primeiro passo de para pagar uma dívida historica que o Estado brasileiro tem os negros,índios e todos colocado a margem da sociedade.Caso o Estado tivesse dado meios de incluir os ex-escravos,a começar por um pedaço de terra,Talvez…..hoje estariamos numa situação totalmente diferente.Pelo contrário,houve somente a libertação e diga-se de passagem contra a vontande da monarquia.
Valeu,Augusto!
Caro Fabio Nogueira
Tem um estudo que mostra que os negros americanos “evoluíram” mais entre os anos 40 e 60.. do que os anos 60 e 70, quando as ações afirmativas começaram.
Portanto, não faz sentido achar que as ações afirmativas foram as impulsoras dos negros americanos
Grato
Thiago Silva
Acho interessante que muitos entendam que os erros do cometidos contra os negros no passado não são de responsabilidade da sociedade atual, porém todos entendem normal pagar indenizações a familiares de pessoas perseguidas ou mortas pela ditadura.Os Negros não vieram por vontade própria serem escravos no Brasil, já os que resistiram a Ditadura o fizeram por vontade própria.Não apoio a ditadura, nem sou contra que se pague as indenizações, só não entendo pq que para a causa Negra a sociedade não se sente responsável.
Sou Brasileiro, filho de Alemão e uma Mineira, descendentes de Poloneses e índios, mas nasci branco, minha filha nasceu branca, azar da pobre da minha filha, que não é índia e nem negra, o que Ela fez para pagar por isso??? Nasceu branca????? É fácil chamar um branco de preconceituoso, mas meu pai nasceu numa fazenda de serviços forçados na Alemanha, meus avós eram Poloneses prisioneiros, vítimas do Holocausto. Vieram para o Brasil após a guerra com quatro filhos, um deles, a única filha, morreu no navio fugindo da sua terra natal, trabalharam duro e venceram aqui no Brasil, chegaram sem falar a língua, discriminados por serem “branquelos azedos”, e nem por isso estão reinvidicando “cotas”, “favorecimentos governamentais e sociais”, simplesmente batalharam livremente e venceram na vida. Agora vem essas “cotas”, que nada são além de novos “currais políticos”, de gente que quer voto para defender uma classe ou uma suposta etnia (que verdadeiramente não existe e não é possível no Brasil).
Valau Geoge estou com vc na linha de pensamento, acho como o William pensador americano, que as cotas raciais são um retrocesso.O contribuinte precisa de melhores escolas públicas para preparar os jovens para o futuro na disputa por oportunidades iguais entre brancos,negros, amarelos e pardos.