SÃO PAULO – A prateleira de produtos voltados ao mercado de criptomoedas não para de crescer. Com cada vez mais gestoras de fundos “tradicionais” ingressando no segmento e com uma oferta mais ampla de moedas digitais e de fundos de índices (ETFs) que buscam espelhar seu desempenho, o investidor de cripto ganha a partir desta terça-feira (22) uma alternativa mais voltada para o longo prazo.
A XP Seguros acaba de lançar o Hashdex Criptoativos XP Seguros Prev FIC FIM, um fundo de previdência de criptomoedas. O produto tem como proposta oferecer uma gestão passiva, com 40% da carteira (o limite máximo) exposta ao ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index e outros 60% na renda fixa.
O fundo será voltado para investidores qualificados, com ao menos R$ 1 milhão em aplicações financeiras, vai exigir aporte inicial de R$ 500 e terá taxa de administração máxima de 1,70% ao ano. Sem hedge cambial, o produto ficará exposto à variação do dólar.
“O fundo vai poder compor a parcela de longo prazo de previdência do cliente”, diz Roberto Teixeira, head da XP Seguros. “Ele é voltado para o investidor de perfil mais moderado ou arrojado. Ter uma alocação de 5% a 10% seria interessante para o longo prazo.”
Ainda que as criptomoedas tenham volatilidade mais acentuada que outros ativos tradicionalmente presentes na previdência, Teixeira destaca a contribuição do fundo para a diversificação de um patrimônio.
Lançado em dezembro de 2020, o Nasdaq Crypto Index (NCI), índice replicado pelo ETF da Hashdex, tem a maior parcela (62,4%) em Bitcoin, seguido por Ethereum (31,7%) e Litecoin (1,3%). No ano, sua valorização se aproxima dos 25%.
Com pouco mais de dois anos e R$ 20 bilhões sob gestão, a XP Seguros tem hoje 106 produtos disponíveis para o varejo e 59 diferentes casas na prateleira.
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Enquanto o mercado de previdência é amplamente liderado pela renda fixa, com pouco mais de 80% da indústria, Teixeira conta que a reserva da seguradora da XP é mais concentrada em fundos multimercados, com 55% do total, seguidos por 27% na renda fixa e 17%, em ações.
A idade média do cliente da casa é de 45 anos e esse investidor tem de três a quatro produtos na XP.
Fonte: “InfoMoney”, 22/06/2021
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