O livro “Cultura organizacional e gestão estratégica – A cultura como recurso estratégico” (Atlas, 2015) ensina a compreender o significado e a importância da cultura organizacional na administração e formulação estratégica de uma empresa, fazendo parte do processo de gestão empresarial.
Os autores Francisco Conejero Perez e Marcos Cobra utilizam como exemplo o caso das companhias aéreas brasileiras, mostrando como um plano de cultura organizacional torna-se um fator chave para o sucesso em outros segmentos da atividade.
O glamour das empresas aéreas sempre atraiu estudiosos do setor e também de outros ramos de negócio. Em seus momentos de esplendor, essas empresas serviram de guia e inspiraram a gestão de diversos tipos de negócios. As empresas aéreas foram talvez as primeiras a exercitar o “prazer de servir”, partindo do conceito de que cliente satisfeito é cliente que volta a ser cliente. Entender o papel da cultura dessas organizações é parte do desafio do livro.
Em suma, a cultura não é estática, sendo preciso realizar com frequência pesquisas de influência nas ações estratégicas da empresa e na forma como os funcionários a veem. Uma ouvidoria da cultura organizacional é importante para identificar tendências e expectativas, atualizando os valores culturais da organização.
Fantastico