Percentual é equivalente ao reajuste extra das passagens para garantir esquema
As benesses garantidas durante o governo Sérgio Cabral a empresas que operam linhas de ônibus intermunicipais em troca de propina pesam no bolso do trabalhador que usa transporte público. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal que culminou na operação Ponto Final, o então presidente do Detro em 2009, Rogério Onofre, reajustou o valor das passagens em 7%, quando o aumento deveria ter sido de só 2%. Cálculo feito pelo EXTRA e chancelado pelo economista Gilberto Braga, professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), revela que a diferença de 5% — ou seja, o percentual que proporcionou a propina para autoridades — passados oito anos, corresponde hoje a 11,9% dos preços dos bilhetes hoje.
Sem o reajuste extra, a passagem, que varia conforme o trajeto, custaria por mês até R$ 74 a menos. É o caso de um passageiro que vai todo dia de Vilar dos Teles, em São João de Meriti para o Centro do Rio.
Segundo o cálculo, a diferença de 5%, reajustada com base nas variações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que determina desde 2009 a variação dos preços das passagens ano a ano, corresponde hoje aos 11,9%. Assim, dos R$ 15,50 pagos pelo passageiro da linha 1512 (Vilar dos Teles-Castelo), R$ 1,85 correspondem ao aumento extra autorizado em 2009. Se considerar o custo com passagens de ida e volta em todos os dias úteis do mês, esse valor adicional deve ser multiplicado por 40, chegando aos R$ 74.
DOZE PRESOS EM JULHO
Segundo as investigações, que culminaram na prisão de 12 pessoas, em julho, R$ 260 milhões em propina foram pagos pelas empresas de ônibus para autoridades políticos do estado. Os valores eram encaminhados para a quadrilha liderada por Cabral como “prêmios” em troca de benefícios para as empresas de ônibus, como a concessão de reajustes nas tarifas. O aumento de 7% nas tarifas em 2009 foi contestado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE): segundo o órgão, a medida foi tomada sem considerar os benefícios fiscais concedidos e outras benesses que justificavam o aumento em um percentual de apenas 2%.
Para o economista especializado em planejamento de transportes Marcos Poggi, o percentual das atuais passagens que ajudou a sustentar o esquema de corrupção no estado é ainda maior, já que só o reajuste extra de 2009 foi detectado pelas investigações.
— Essa não é uma prática pontual, esses valores indevidos vão se acumulando com os anos — diz Poggi.
ACUSAÇÕES E RESPOSTAS
Investigação
Os investigadores chegaram aos 12 acusados por meio de colaboração premiada do doleiro Álvaro José Galliez Novis. Ele contou aos procuradores que ia às sedes de empresas de ônibus buscar o dinheiro que, então, era repassado a políticos.
Lista de presos
Foram presos os empresários Jacob Barata Filho, Marcelo Traça Gonçalves, David Augusto da Câmara Sampaio, José Carlos Reis Lavouras. Além deles, os dirigentes da Fetranspor Lelis Teixeira e Carlos Roberto Alves; os dirigentes do Rio Ônibus João Augusto Morais Monteiro, Eneas da Silva Bueno e Otacílio de Almeida Monteiro; o funcionário de uma empresa de transporte de valores Márcio Marques Pereira de Miranda; o ex-presidente do Detro Rogério Onofre e seu operador Claudio Sá Garcia de Freitas.
Fetranspor
Questionada sobre ilegalidades nos reajustes, a Fetranspor, por meio de nota, alegou que “colabora com as autoridades policiais e está à disposição da Justiça para os esclarecimentos necessários”.
Detro
Já o presidente do Detro, Fernando Moraes, afirmou que, se as irregularidades forem comprovadas, o preço da passagem será revisto.
Fonte: “O Globo”
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