Brasil tem hoje 3,7 milhões de CNPJs ativos que não estão em atividade efetiva, segundo dados da pesquisa “Burocracia no Ciclo de Vida das Empresas”, realizada pela Endeavor. O número, que representa 20% do total de empresas cadastradas na Receita Federal, é visto como um indicativo da dificuldade enfrentada para se fechar um negócio no País.
A pesquisa também revelou que 86% das empresas brasileiras operam hoje com alguma irregularidade.
Em escritórios de advocacia e contabilidade, essa taxa é de 80% e 88%, respectivamente. “O dado assusta, mas parece fazer sentido quando se analisam números como o de atualizações tributárias, que podem chegar a 558 em 4 anos, no caso do ICMS – ou seja, cerca de uma atualização a cada três dias”, explica a Endeavor em nota divulgada à imprensa.
Segundo a pesquisa, além da mudança constante na legislação, outro obstáculo para os empreendedores é a necessidade de cumprir uma série de obrigações para comprovar que o pagamento e as exigências legais estão sendo feitos de forma correta.
Para cumprir obrigações acessórias municipais e estaduais, as empresas precisam preencher, em média, 24 fichas de informações complementares para fiscalização. “Qualquer deslize no cumprimento das obrigações pode gerar multas e irregularidades para os empreendedores”, diz a Endeavor.
Prejuízos
Além de impactar empresas, a burocracia prejudica a produtividade geral do Brasil. O resultado é uma menor produtividade média na maioria dos setores e a menor geração de renda por trabalhador. Os acadêmicos estimam que, se os procedimentos e atrasos fossem reduzidos à metade no país, o crescimento da renda per capita no longo prazo seria de 25%.
“Existe um consenso entre governo e empreendedores quanto aos efeitos negativos do excesso de burocracia e às vantagens do aperfeiçoamento do modelo atual – que vão desde o aumento da arrecadação de tributos até a redução da corrupção. Essa convergência de opiniões coloca ainda mais urgência na resolução do problema”, comenta Marcela Zonis, diretora de Relações Institucionais da Endeavor.
Resultados
O estudo se desdobrou em duas ações para guiar atuais e futuro empreendedores. Um mapa dos processos para se abrir e fechar um negócio no Brasil (veja aqui) e uma mentoria online com especialistas em processos e impostos, que será realizada no próximo dia 21. É possível se inscrever gratuitamente clicando aqui.
Fonte: “Pegn”
No Comment! Be the first one.