O modo de viver de uma família indiana foi a razão para Yair Teller, 39, criar um negócio. Nascido em Israel, o empreendedor ficou impressionado com a maneira que eles cultivavam os próprios alimentos e os vendiam no supermercado. Os restos de alimentos eram colocados em uma máquina para produzir energia em forma de gás para usar em casa.
“Eles eram sustentáveis, independendentes e ajudavam a proteger o meio ambiente. Eles estavam economizando dinheiro ao mesmo tempo que ganhavam dinheiro”, diz Teller. “Eu vi que era aquilo que eu queria fazer da minha vida”.
Porém, a máquina que ele viu na Índia era difícil de ser construída e demorava um mês para ficar pronta.
Veja mais:
Encontros impulsionam negócios de impacto social
Startup desenvolve exames mais eficazes para tratamentos oncológicos
Educação a serviço do empreendedorismo
Teller falou com dois amigos sobre a ideia e eles começaram a desenvolver o produto, viajando para outros países para ver o que estava sendo feito no setor. Desta forma, eles conseguiram ter uma ideia de como o sistema deveria ser montado para que fosse usado em larga escala. “Percebi que se fosse fazer isso no mundo todo, teria que ser simples, bonito e fácil de instalar.”
Após um ano desenvolvendo o produto, o HomeBiogas foi lançado no início de 2012. O aparelho é um sistema que pode ser montado pelo próprio consumidor. Ao deixá-lo em pé, é necessário encher um reator com água e adicionar uma cultura de bactérias, enviada pelo fabricante e responsável pela transformação da matéria orgânica em gás.
Segundo a empresa, o gás começa a ser produzido duas semanas após a adição dos alimentos no sistema. O tanque é conectado diretamente à cozinha do cliente, que não precisa se preocupar com botijões ou gás encanado.
Os fundadores continuaram viajando para outros países para apresentar o HomeBiogas e foram conquistando cada vez mais clientes. “Vender não é sempre fácil, mas as pessoas escolheram investir no HomeBiogas”, diz Teller. A expansão do produto para outros países começou em 2014, para países próximos a Israel, depois para o continente europeu e os Estados Unidos.
+ “O empreendedorismo deve ser o protagonista da economia 4.0”
Chegada ao Brasil
O empresário Leandro Toledano conheceu o produto em uma viagem e achou que era uma ideia que valia a pena investir. Há um ano, ele foi para Israel para falar com a equipe para trazer o produto para o Brasil. “Eles estavam trabalhando em algo que eu realmente acredito. Poder ajudar as pessoas e plantar a semente do bem para mudar o futuro”.
As primeiras instalações foram feitas em julho deste ano. “A recepção é fantástica. Quando as pessoas percebem o que um simples aparelho pode fazer, eliminando resíduos, gerando fertilizantes e parando de mandar para aterros sanitários, elas ficam maravilhadas como eu fiquei. É uma grande solução para a humanidade.”
O aparelho é vendido com o custo de R$ 5.900. Agora, Toledano está planejando viagens em todo o Brasil para encontrar representantes que aceitem vender o HomeBiogas.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”