O cientista político Amaury de Souza criticou as recentes tentativas de censura à liberdade de imprensa no país e disse que o Brasil tem condição “bem menos favorável” do que deveria ter para a livre expressão. “Existem episódios de censura à imprensa, como é o caso do jornal o Estado de S. Paulo e outros repetidos casos de ameaças, até mesmo agressões ou morte de jornalistas, o que configura um quadro pouco propício para a liberdade de expressão no país”, avaliou Souza, que participa nesta quinta-feira (19), às 14h, do painel Democracia e Liberdade de Expressão, promovido pelo Instituto Millenium, em Florianópolis.
O cientista político afirmou ainda que a população brasileira ainda desconhece a importância do papel da liberdade de expressão. “Pelo fato da baixa escolarização, não há uma percepção clara do valor intrínseco da liberdade de expressão”, afirmou. Na sua opinião, o cidadão precisa compreender que liberdade de expressão e de imprensa não é um direito apenas dos veículos de comunicação mas, principalmente, da sociedade. O respeito ou não a esse valor, explica ele, “afeta o cotidiano, a vida intelectual, religiosa e política de cada um de nós”.
O painel Democracia e Liberdade de Expressão também terá como convidados o antropólogo Roberto DaMatta e o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger. O encontro integra o 16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais. Mais informações sobre o painel pelo e-mail anapaulaconde@institutomillenium.org ou pelos telefones (21) 2220-4466/7515-3762.
Saiba mais sobre o 16° Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais no www.16congressoconaje.com.br.
Assessoria de Comunicação da Abert.
Leia no site da Abert.
No Comment! Be the first one.