Hoje é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, que nos tempos atuais se faz mais necessária do que nunca, porque é através do jornalismo sério e da educação midiática que teremos as ferramentas necessárias para o combate à desinformação.
Em entrevista recente ao Clube Millenium, a presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, ressaltou que é preciso separar o que é feito pelo jornalismo profissional do que é produzido por qualquer outra pessoa. Atualmente, qualquer um pode se tornar um produtor de conteúdo, no entanto, é importante destacar que o cidadão, que não é um jornalista profissional, e que não tem a técnica para a produção de notícias, emite, muitas vezes, uma opinião.
Leia também
Educação midiática é fundamental no combate à desinformação
Liberdade de Expressão versus Censura, no Brasil
“O jornalismo que precisamos perseguir é um jornalismo baseado em fatos. ‘Caiu a cadeira’. O fato é que caiu a cadeira. Eu posso ter uma visão de um lado, você a visão do outro, mas o fato em si é que aquela cadeira caiu. O que precisamos cobrar dos jornalistas, e aqui entra toda a importância de termos o jornalismo profissional com sua credibilidade, é essa seriedade na cobertura dos fatos”, exemplificou.
+Dica de leitura: Liberdade Igual: O que é e por que importa, de Gustavo Binenbojm
Há 12 anos o Instituto Millenium explica a importância da liberdade de expressão e imprensa livre para o desenvolvimento de qualquer nação e, hoje em especial, agradecemos a atuação responsável e comprometida dos grandes veículos de comunicação nacional, como Estado de São Paulo, Valor Econômico, Exame, Forbes e tantos outros que nos ajudam na formação do pensamento crítico e consciente.