A 47ª edição do Millenium Papers traz uma análise corajosa dos entraves estruturais da educação brasileira e propõe caminhos concretos para transformar esse cenário. Assinado por Mariana Piaia Abreu e Marcos Ricardo dos Santos, o estudo parte de um diagnóstico abrangente: apesar dos avanços na universalização do ensino básico, o Brasil permanece estagnado em patamares críticos de aprendizagem, com desigualdades profundas entre redes pública e privada, baixa eficiência na alocação de recursos e resultados decepcionantes em avaliações nacionais e internacionais. O relatório revela como o modelo atual, centrado na ampliação de gastos públicos, não tem sido suficiente para garantir qualidade e equidade no sistema educacional.
Diante desse quadro, os autores apresentam alternativas baseadas em experiências bem-sucedidas dentro e fora do Brasil, como vouchers educacionais, charter schools e parcerias com a iniciativa privada. A publicação destaca que liberdade de escolha para famílias de baixa renda e maior autonomia escolar são pilares de sistemas educacionais mais eficientes, inclusivos e responsivos às demandas da sociedade. Com base em evidências empíricas, o artigo propõe uma mudança de paradigma: investir não apenas mais, mas melhor, com foco em resultados, inovação e justiça educacional.

